VITOR
SCHLICKMANN
ÉTICA E
ECOLOGIA
Trabalho a ser apresentando
à disciplina de ética do Curso de Filosofia, de Centro Universitário de Busque,
solicitado pelo professor Pe. Dr. Marcio Bartel.
BRUSQUE
2005
INTRODUÇÃO
Será colocado no texto que segue um
pouco do problema da ecologia. O que está acontecendo em nosso planeta. Como
podemos mudar a atual situação. Será que existe meio para mudar o nosso atual
sistema.
A nós seres humanos que a tanto foi
confiado, somos os únicos seres até o momento que desfruta do bem da razão.
Mais será que não estamos usando ela para cavar a nossa própria cova.
A pobreza, a marginalização também
faz parte da ecologia. o capitalismo está acabando com o homem e com a
natureza. A natureza e o homem são
apenas uma coisa só, estão interligados.não um ser superior ao outro.
ÉTICA E ECOLOGIA
Ecologia
termo que engloba a relação de todas as coisas existentes entre si e com tudo o
que existe, sendo vivos ou não. Ecologia “é o estudo que se faz a cerca das
condições e relações que formam o hábitat (casa) do conjunto e de cada um dos
seres da natureza”.(BOFF, Pág 17)
Embargo no estudo a cultura e a sociedade.
“Tudo se relaciona com tudo em todas as pontas”(BOFF, Pág 18), exemplificando como eu com as galáxias. Em
nível humano a ecologia exige em relacionar pelos lados, para trás e para
frente. Enfim exige uma visão da totalidade chamada também de holísmo.
A ecologia não é luxo dos ricos, e
muito menos não se pode fazer a preservação da mesma em certos lugares, ao qual
chamaremos de parques, e ao redor destruir. Ela é discurso de grupos
especialista na área, como quem é formado em botânica, floresta tropica,... e
de cada um de nós, numa consciência universal. Mesmo por que os pobres, marginalizados
entres outros também fazem parte do discurso ecológico.
As
conseqüências dos maus tratos as mesma já se faz presença em nosso meio. Como a
chuva acida o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio,... É preciso
reverter este quadro sob a pena de destruímos toda a vida do planeta. “Mais
como fazer isso? E neste momento a ética individualista acaba se impondo sobre
a ética ecológica”(SUNG, Pág. 86).
Ainda
em virtude do capitalismo não se há uma iniciativa forte dos paises do primeiro
mundo, mais já á preocupação. O capitalismo fez o homem sonhar na “construção
do paraíso aqui na terra” (SUNG, Pág. 85). “Capitalismo busca-se a maximização
dos lucros com o menor custo possível, e torna-se mais barato para o
capitalismo destruir novas florestas do que reflorestar as áreas já devastadas”
(SUNG, Pág. 86).
É claro que o homem precisa
trabalhar formar a natureza para que possa existir mais não mais que isso.
Precisa
ser criado um projeto com técnicas e procedimentos que visa preservação de meio
ambiente. E podem se criar técnicas que quase não se altera a sociedade basta
um empenho. Como buscar uma política de equilibro entre congresso e o custo
ecológico. Dando-nos um eco-desenvolvimento.
O
ser humano está com a ecologia mental doente. Tudo o que existe dentro de nós é
uma verdadeira arqueologia. Mais como doente? Por fazemos o que está em nosso
mente, obedecemos ao comando da mesma se ela estivesse limpa não deveria de
haver agressões ao meio ambiente. Mas há agressões e elas devem ser modificadas.
Fazer
como São Francisco de Assis que não deixou a má concepção entrar em seu ouvido.
Desenvolveu uma ecologia interior, uma verdadeira ecologia da mente. Como vemos
em seus escritos, orações e hinos percebessem o entusiasmo que o universo
produzia em sua mente.
O
certo é reformular todo o modelo de sociedade industrial. “O problema hoje esta
na sociedade que são verdadeiras devoradoras de energia” (BOFF, Pág. 31). Passar de uma sociedade quer se atualizar
cada dia, quer ter sempre o melhor, para uma sociedade que trabalha para a sua
existência.
E com normas urgências precisa se
elaborar de alternativos ao esse modelo social. Ta na hora de desfrutar-nos da
tecnologia para produzirmos o bem a toda a ecologia. Uma ecologia social, uma
ética ecológica.
Pela ética expressamos o
comportamento justo e a maneira correta de o ser humano se relacionar com a
natureza.
Hoje
a ética da sociedade faz do homem pensar que é o patrão da natureza
(antropocentrismo). Mas se esquece que não foi ele quem criou tudo isso, e que
ele não é o único dono. “Não temos o direito de destruir o que nós mesmos não
criamos”. (BOFF, Pág. 35).
Está
na hora de refazer a aliança entre o homem e a natureza, surgindo a ética
eco-cêntrico, o que já se leva em consideração por algumas tradições. Como o
budismo, coma ética da compaixão universal. Intencionado a harmonia, o respeito
e a veneração entre os seres.
Somos
responsáveis por tudo o que existe e vive e devemos cumprir com nossos deveres
para assim sermos chamados de seres éticos. Esse bem maior que vem da
integridade entre a comunidade terrestre e o cósmico. Sabendo que só o ser
humano pode pensar. Por isso sua responsabilidade aumenta infinitamente, e tem
a obrigação de defendê-lo a qualquer custo.
“O
ser humano vive eticamente quando renuncia estar sobre os outros para estar
junto aos outros”. (VOFF, Pág. 36) Ta na hora de colocar a vida no centro e com
isso arrancar dos corações, uma relação profunda, um sentido de comunhão entre
todas as coisas. Amar as coisas com São Francisco de Assis.
Reconhecer
que o sujeito observante influencia nos fenômenos. Sabendo “que as partes estão
no todo e o todo está nas partes”, assim fala a teoria do holográfico de David
Bohm.(BOFF, Pág.43)
Com
essa teoria sabe que tudo implica em tudo, tudo se relaciona. Existe um “holomovimento”,
um movimento articulado em todas as direções e interconectado. Cada um de nós
está também envolvido em todo esse sistema. Tudo se liga como numa teia de
aranha. Todos somos parte de um sistema ainda maior.
Sabemos
que a morte faz parte da vida, que pertence a mesma mais podemos retardar. E
deixar que as futuras gerações venham ter uma oportunidade de participar deste
ciclo de vida.
“A
originalidade de São Francisco de Assis reside no fato de ele haver conseguido
uma síntese feliz entre a ecologia interior e a ecologia exterior, quer dizer,
deu origem a uma fascinante mística cósmica”. (BOFF, pág. 53) São Francisco
tratava as coisas com um sumo respeito e veneração.
“O
conhecimento cordial não nos distancia das realidades, antes, possibilita-nos
estabelecer comunhão e amizade com ela” (BOFF, Pág. 53). Amar a natureza de
qualquer forma. Ela é o nosso futuro, impedir a sua destruição.
Tratar
as coisas como sumo respeito e amar o que a nós foi emprestado gratuitamente
para o tempo que aqui viveremos. E sabermos que tudo o que existe será
emprestado a futuras gerações.
CONCLUSÃO
A ecologia mundial sofre milhares de
agressões diariamente. O mundo está voltado para o capitalismo, visando
fortemente o lucro e esquece o que á mais de importante. Esquece que tudo o que
vê, sente o que o rodeia não lhe pertence.
O
capitalismo transformou as pessoas. O planeta está sofrendo mais os olhares dos
poderosos ainda são muito pequenos, ao mundo que necessita. Eles se esquecem ou
talvez, finge esquecer de mandar pesquisar outras formas de sobrevivência
humana. Outra forma que não destruísse tanta a natureza e sim formas para
transformar a natureza.
O
homem pode muito bem transformar a natureza para se manter vivo, isso sem
acabar com o equilíbrio da mesma. Sabendo que nós, também fizemos parte dela. E
que cada ser humano passando fome, é culpa nossa e é um desequilibro da
ecologia.
Somos
seres capazes de pensar de organizar o mundo que nos voltam. Se formos até o
momento o único que temos o poder da razão, por algum motivo ela nos foi dado.
E aqui se encaixa uma famosa frase de Cristo “a quem mais foi dado, mais será
cobrado,...” e nós seres humanos foi confiado a ração.
BIBLIOGRAFIA
SUNG,
Jung Mo e SILVA, Josué Cândido. Conversando sobre Ética e Sociedade, editora
vozes, 3ª ed. 1998.
BOFF,
Leonardo. Ecologia Mundialização Espiritualidade, editora Ática, 2ª ed.
1996
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