quinta-feira, 13 de junho de 2013

NATURALISMO SUBSTITUTIVO

Deve o ser humano dedicar seu tempo e sua energia para formular uma explicação filosófica do conhecimento humano? Já que, está explicação filosófica do conhecimento seja substituído pelas ciências, como iremos ver  com o naturalismo substitutivo.
Naturalismo substitutivo vem a ser sinônimo de cientificismo substitutivo. E nasce principalmente por parte de Quine por rejeitar a  epistemologia tradicional. Se tem a idéia que a ciência detêm o monopólio de todas as explicações cientificas.
 A filosofia analisada desse ângulo está sendo substituída por disciplinas cientificas. Por exemplo, o estudo da matéria vem a ser a cosmológico vem ganhando um caráter cientifico. Isto é algo inevitável que as matérias filosóficas sejam substituída pelas disciplinas científicas, claro se partimos do pressuposto de que as ciências detêm o monopólio de todas as explicações teóricas legítimas  
Partindo dessas idéias então a filosofia seria uma espécie de pré-ciência. Um conjunto de teorias e hipóteses filosóficas que são eliminadas através dos tempos pela ciência. Quine coloque devemos tratar a epistemologia como parte da psicologia
Mais essas idéias implicarão, como veremos a seguir.
Uma forte objeções que se impõe ao naturalismo substitutivo, é que o mesmo que pretende substituir  a epistemologia não é por si só uma tese científica. Portanto, se percebe que o naturalismo se afasta de seu compromisso com o cientificismo.
De inicio pode-se sentir que eles tentam dar um adeus à epistemologia tradicional mas logo se acha uma contradição. Pois, com o mesmo encontramos um caso de filosofia antes da ciências, deste modo, o naturalismo utiliza de afirmações filosóficas para atacar as afirmações filosóficas.
Mais vão em busca de algo para sair dessa auto-contradição na qual se meteram. Colocam os defensores da epistemologia naturalizada uma saída, ao qual demonstrar que a mesma é uma hipótese científica.
Eis um grande trabalho para os naturalistas substitutivos pois as ciências não parecem ter por objetivo formular afirmações universais acerca do status da epistemologia. A impossibilidade de a filosofia ser substituída por disciplinas científicas, decorre também do fato de que aquela trabalha exaustivamente com conceitos sem estar comprometida com o status de realidade da “coisa” enquanto esta não tem como propósito primordial emitir conceitos além de não consegue prescindir o status de realidade.
            Portanto o ser humano deve formular explicações filosóficas, por que o que naturalista colocam é afirmações filosóficas para atacar a filosofia e saem dessa falando é apenas uma hipótese cientifica























vitor schlickmann

Nenhum comentário: