quinta-feira, 13 de junho de 2013

PROBLEMA DE GETTIER
 Iniciarei descrevendo o conceito tradicional de conhecimento, levantando e desenvolvendo posteriormente um problema que até pouco tempo atrás não se discutia, o problema de Gettier.
 Conhecimento vem a ser o exercício central da filosofia é um termo de real importância ao homem. O homem vive buscando o conhecimento. Sendo conhecimento, é uma crença verdadeira e justificada como já definia Platão e que muitos filósofos partiram do principio de ser algo necessário e suficiente.
Para ser conhecimento preciso falar de algo que seja verdadeiro, podendo ser justificado. Essa justificativa é dada por um processo racional. E Gettier apresenta, crença verdadeira e justificada como algo inserto, que pode ser verdadeiro ou falso, não tenho certeza. Não sei portanto se é conhecimento.
Platão supõe a existência do conhecimento e coloca a dialética como meio para chegar a tal; pela dialética chegaríamos à essência que estaria no mundo das idéias. Poderíamos concordar que as crianças e os animais têm conhecimento?
 O cachorro conhece seu dono. Aqui conhecer é sinônimo de não estranhar, ter familiaridade. Neste sentido sim, há conhecimento mas é apenas uma passo de nossos sentidos.
Pelé sabe jogar futebol. Um conhecimento diferente do cachorro, um conhecer como posse de habilidade. Mas no caso de André se compararmos com seus colegas de classe, pode ser considerado que sabe jogar bola, mas quando comparado a seleção, não necessariamente deve ser considerado possuidor de saber. Conforme o contexto tem uma graduação desse conhecimento.
Saber que alguém sabe, usando o exemplo de Pelé eu sei que ele sabe jogar futebol. Este conhecimento é típico em escolas e que de algum modo é possível transmiti-lo. A pessoa pode dizer que sabe algo quando a idéia é verdadeira (ter uma crença verdadeira e justificada). Alguns esclarecimento sobre crença verdadeira e justificada.
Quais seriam os passos para o conhecimento?
 Primeiramente tem-se uma crença verdadeira e justificada. Sendo que crença é,  um certo estado inicial, um nível onde não precisa ir longe, é aquele primeiro acreditar, é um dado meramente psicológico. Por exemplo por alguns motivos você odeia a biologia, é aquele odiar inicial. A crença é a única que não precisa ser justificada, por que cada um acredita se que quiser. O problema é que o homem jogou a razão sobre a crença.
            Verdade é algo do físico, é um atributo de proposição de informações. No sentido comum verdade não depende do individuo. E Gettier apresenta, “crença verdadeira e justificada que pode ser verdadeiro ou falso, não tenho certeza, portanto ai há problema.
Justificada é algo interno. Uma evidência para sustentar uma informação  sustenta-la outro. Lembramos que se têm graus de justificação, quanto mais embasada maior é o grau.
            Teorias da justificação:
åInternalismo: É eu pegar as informações que tenho e construir minha justificação. O conhecimento como fruto da razão. Fundacionista.
åExternalismo: confiabilidade. Faz a ligação entre justificação e verdade. O ponto de apoio são os fatos, não se importando muito com uma reflexão.
            Gettier descreve exemplos que mostram a falibilidade da idéia que uma crença verdadeira e justificada como algo inserto, não sendo o bastante para se considerar como conhecimento. Não há elementos necessários para se conhecer algo. 
            Por exemplo no caso de dois visinhos; A vê que B tem um Golf e mais, vê que ele tem documento, a chave do carro, a partir daí obtém uma crença verdadeira e justificada mais na realidade o visinho tem um carro roubado ao qual o A não sabia.
Ai que está o problema de  Gettier o que realmente posso saber, por mais que queremos, não somos capazes de aprovar o que é verdadeiro. Apenas afirma que não podemos até o momento saber de algo, mas fica bem claro que ele não nega o conhecimento ele coloca que podemos nos enganar, não podemos ter total garantia de que realmente é conhecimento. A idéia de ter um método seguro de conhecimento é descartada.
 O problema é que a justificação pode ser falível, não é totalmente seguro para nos dar a verdade. Mas a busca de evidência pelo uso da razão é o método mais aceitável. Embora não muito considerada, uma teoria para enfrentar o problema de Gettier seria a condição aonde, para se chegar ao conhecimento, a crença não deve depender de falsidade além de ser crença verdadeira e justificada.
            Esse problema fez de Edmund Gettier o fundador da epistemologia contemporânea.






















vitor schlickmann

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