domingo, 16 de junho de 2013

Acadêmico: Vitor Schlickmann
Curso de filosofia: 3ª fase

Fale da história do antropologia filosófica?

O homem durante toda a história da humanidade sempre foi a maior curiosidade. Iniciaremos desde os gregos com uma visão cosmocêntrica, onde a grande preocupação do ser humano é entender as causas primarias . Em Platão o ser humano é essencialmente alma e ela está ligado ao corpo, sendo que para livra-la do mesmo precisa do saber, a filosofia. Já em Aristóteles o homem é essencialmente constituído de alma e corpo, sendo a alma a forma do corpo, o que permite algo ser o que é, há uma harmonia entre o corpo e a alma. E para Plotino  há uma dicotomia entre alma e corpo.
Já os cristãos vem como uma visão teocêntrica, onde a vida humana há uma relação com Deus.  Os dois principais representantes dessa visão veremos a seguir:  São Tomás que desfrutou da filosofia de Aristóteles ao qual a alma da ao ser  a forma de corpo. O corpo depende da alma. Há uma unidade profunda entre as duas. O outro é São Agostinho, , inspira em Platão, e a mesma dicotomia entre corpo e alma. Redução do homem a alma, a completa autonomia do conhecimento: criacionismo alma criado por Deus e diferente de cada corpo já o traducianismo herdada dos pais.
Já com inicio da idade moderna a pesquisa antropológica se dirige para o antropocentrismo. O ser humano é ponto de partida para o conhecimento.  ; dá ênfase a autoconsciência do ser. O EU razão penso logo existe. Portanto o homem tem uma garantia de ser si mesmo, de não ser um sonho. O ser humano um ser pensante. Ele pode voltar-se a si mesmo e reconhecer-se. Se define pela razão.  Espinoza o que é certo, o que vale a pena, quais os meus meios? O ser humano é um ser pensante. Kant; ninguém de nós existe para o meio e sim para o fim colocava se podemos conhecer aquilo que nossos sentidos nos passam. A mente humana não pode adquirir um saber absoluto nem do mundo , nem de Deus e nem do homem.  O que posso saber (se refere a metafísica), o que devo fazer(moral), o que posso esperar(religião) e quem é o homem(antropologia)? Ele mesmo coloca que as questões se referem a quarta questão em cima do homem.  Há ainda muitos autores. O que distingui o ser humano é voltar-se a si mesmo e reconhecer-se. O homem tem a potência de pensar em si mesmo. o ser humano como objeto de estudo, se define como razão.

Fale do método da antropologia filosófica?
Transcendental, através dos dados da fenomenologia, ele desencadeia uma reflexão longa. Como; não basta compreender o ser humano e sim qual o seu conviveu, como vive. Que é o ser humano?
Fenomenologia, fica mais com os dados, vai mais em busca dos mesmo. dados da realidade.
Hermenêutica, tenta fazer uma ajunção entre a fenomenologia e o transcendental. Para que haja um meio termo entre a coleta de dados e a reflexão.

Como aparece o problema da pessoa na antropologia filosófica?  
Quem é o ser humano? Procura resposta a sua identidade, a sua interioridade. Que é o que as antropologia filosófico quer. O que é o ser humano? Conceituação do que ele é constituído(matéria), suas características do que é constituído está ligado a exterioridade algo que não serve para a antropologia.  Antropologia filosófica contribui para um esclarecimento do ser humano sobre seu lugar sua origem.
Para o pensamento grego o individuo tem valor provisório. a pessoa tinha um caráter universal,o que para os estudiosos pode aparecer estranho. O que os fez contrapor com a concepção de pessoa individual, absoluta. Para os gregos, a pessoa não existe, mas o prósopom, em outras palavras, o representam. Já o valor absoluto do individuo é um valor cristão. Dirige a todos os homens tomados os individualmente, enquanto cada um deles é um filho de Deus. Severino Boécio a pessoa é uma substância individual para de natureza racional.

O que é a pessoa para Tomás de Aquino?
A pessoa significa o que há de mais nobre no universo, isto é subsistente de uma natureza racional. O homem tem a posse do próprio ato de ser, e portanto a realidade humana torna-se completo em si mesmo. A pessoa goza de uma tripla incomunicabilidade; comunica-se com o todo, não pode comunicar com o universo lê sim com particulares e a pessoa é algo subsistente(tornar sobre).

O que é pessoa para Gabriel Marcel?
Concebe que não podemos conhecer a pessoa pela ciências, pois a pessoa é misteriosa. Quando uso a ciência, sou a pessoa como se ela fosse um ‘ele’. Porém com a metafísica chego a pessoa com em “ti’. A pessoa é alcançada através da interrogação, dialogo e amor.

Nenhum comentário: