domingo, 16 de junho de 2013

EXPLICACIONISMO AMPLO

            Partem da idéia de que, uma epistemologia verdadeira fundamenta-se sobre  posições teóricas que não se reduzem a nenhuma das ciências. Ou seja, parte da idéia que uma boa explicação é de um valor intelectual de alcance geral. Para eles, apresentar o máximo de clareza sobre determinado assunto é o que um ser humano precisa para conhecer, isso independente da ciência. As boas explicações não precisam ser necessariamente cientifica.
            O explicacionismo amplo assevera que nossos objetivos fundamentados em parte pelas ciências, devem nortear a regulação de nossas crenças. Há também alguns “naturalistas substitutivos”[1] que são favoráveis a algum tipo de explicacionismo.
            Os explicacionista tem uma dupla meta fundamental(isso independente de aceitar ou não os valores científicos). Primeiro seria adquirir verdades informativas, e segundo é de evitar as falsidades. Ir sempre em busca do maior numero de argumentos explicativos, para se chegar a uma verdade explicativa. Chegando a essa verdade, pode se evitar as falsidades.
 Há também uma meta fundamental para aqueles que valoriza as ciências que é de aumentar o máximo o valor explicativo do nosso sistema de crenças em relação ao mundo e ao lugar que nele ocupamos.  Ou seja, buscar precocemente a melhor explicação para a aquisição de verdades informativas e fulgindo das falsas. Claro que a ciência em sua meta principal, o seu esforço é de sempre buscar a verdade.
Os explicacionista tem um relação com a “racionalidade instrumental”[2], tal que, os valores e os objetivos fundamentais repousam sobre os mesmos. 


CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE

VITOR SCHLISKMANN












EXPLICACIONISMO AMPLO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Teoria do Conhecimento do curso de filosofia do centro universitário de Brusque – UNIFEBE.

Orientador: Adilson Koslowski






          BRUSQUE

2005



[1] Naturalismo substitutivo coloca que a filosofia é possível substituir pelas ciências naturais
[2] Racionalidade instrumental; não determina os objetos mais são determinados por eles( usando um exemplo se você tem sede o racional é ir buscar a água para mata-la, então quem determinou aqui foi a sede e não você).

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