domingo, 16 de junho de 2013

EDUCAÇÃO E POLÍTICA


Durante este trabalho será levantado algumas linhas mestres da visão pedagógica de Paulo Freire. Sua teoria educacional. Suas idéia ilustradas neste capitulo estão situados a mais de vinte anos atrás, quando a taxa de analfabetos era muito alta.
Paulo Freire propõem uma visão livre para a educação. Onde os educandos tem a liberdade de criticar de ter uma participação livre das aulas.E os educadores não devem exercer a função de professor, o diálogo é condição essencial de se apresentar o conteúdo. As aulas não devem ser impostas palavras e mais palavras e sim iniciar com palavras em que o povo, mesmo analfabeto ouve todo dia. Essas que estão na experiências vividas. A partir delas descobrir suas silabas, fazendo com que as pessoas descubram a sua língua escrita.
Uma pessoa jamais deve ser imposto a educação, ela deve começar livre estudar. Ela deve ser conscientizada a estudar. Deve-se conquistar o saber através do exercício livre da liberdade. “...todo aprendizagem deve encontrar-se intimamente associado à tomada de consciência da situação real vivida pelo educador.”(FREIRE, P. p. 6)
O educador deve iniciar apresentando imagens, que lembra muito o educando. Deve fazer que o mesmo se situa dentro da cultura ao qual o aluno criou. Esse situar-se, já é um aprendizagem ao aluno e mais ainda é uma tomada de consciência da necessidade de aprender.
“A compreensão desta pedagogia em sua dimensão prática, política ou social, requer, portanto, clareza quanto a este aspecto fundamental: a idéia da liberdade só adquire plena significação quando comunga com a luta concreta dos homens por libertar-se.”(FREIRE, P.  p.9)  
esta pedagogia foi colocado em pratica nos anos 60 e com resultados muitos positivos. Milhares de pessoas em 45 dias eram alfabetizados pessoas. Pessoas se tornavam criticas e com suas opiniões próprias. Mais o fatalismo do comunismo, do golpe militar no Brasil inibe estes círculos (nome dado as rodas onde se ensinava este novo método de se ensinar de Paulo Freire).se percebia no mesmo o “gérmen da revolta”, de pessoas criticas que enfrentavam o governo.
A grande preocupação de Paulo Freire, “uma educação para a decisão, para a responsabilidade social e política. Nas linhas de sua filosofia existencial sua única exigência  específica, e esta exigência define claramente os termos do problema, é que teria o homem brasileiro de ganhar esta responsabilidade social e política, existindo essa responsabilidade.”(FREIRE, P. p. 12)
A democracia é uma conquista de todos e não se pode haver um autoritarismo por parte de alguns. Todos tem o mesmo direitos não importa se é analfabetos. E se quer um alavanca para o crescimento na economia tem que  alfabetizar. E toda esta tomada de consciência e de alfabetização cabe aos políticos passarem. Mais o problema do Brasil, está em quem ta no poder. Os mesmo já vem de classes em geral médias, nunca tiveram problema com a alfabetização, sendo assim não se importam dom os analfabetos. Mesmo que a curto prazo ensinar só trás prejuízos.
Todo analfabeto deve ser conscientizado sobre a democracia, deve ter o mesmo direitos de uma pessoa alfabetizado. Infelizmente o governo só se interessava por este povos se de alguma forma ele os conseguisse manipula-los. Mais com as idéias de Paulo Freire, já em pratica não foi mais possível controlar a massa popular. Com estas idéias Paulo Freire foi parar no exílio.
“Uma pedagogia que elimina pela raiz as relações autoritárias, onde não há escola nem professor, mas círculos de cultura e um coordenador cuja tarefa essencial é o dialogo. Os políticos exerceram no essencial uma política autoritária de manipulação. O educador, cujo campo fundamental de reflexões é a consciência do mundo, criou, não obstante, uma pedagogia voltada para a prática histórica real.”(FREIRE. P. p.26)           


REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18º ed. Rio de Janeiro. Editora paz e terra, 1983, p. 01 à 26







































CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE -UNIFEBE

VITOR SCHLICKMANN













EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Projeto apresentado na disciplina de Filosofia da Educação, do Curso de Filosofia, no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Orientador: Prof. Zezinho

















BRUSQUE


2005 

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