PLANO DE ENSINO
1) IDENTIFICAÇÃO
1.1 Dados Gerais
Nome da Disciplina: HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA
Código da Disciplina: 1407
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: ADILSON JOSE COLOMBI
Código da Disciplina: 1407
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: ADILSON JOSE COLOMBI
1.2 Missão
Institucional
“Atuar no Ensino Superior articulado à Pesquisa e à
Extensão, pautado em uma perspectiva humanista e comprometido com o
desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade”.
1.3 Missão do Curso
\"Formar para o
exercício da pesquisa, da reflexão e práxis filosófica, bem como para a
docência\".
1.4 Perfil Profissiográfico
: O perfil do bacharel em
Filosofia, caracteriza-se pela dedicação à pesquisa filosófica, direcionada aos
programas de pós-graduação em Filosofia, capaz de uma atuação competente no
magistério de filosofia para o ensino fundamental e médio.
1.3 Ementa da
Disciplina
: Situação sócio-cultural
e filosófica do final da Idade Média e início dos tempos modernos. Filósofos da
Renascença e do Humanismo. Filósofos da Reforma e da Contra-Reforma Católica.
Autonomia da Ciência e o Método Científico. Descartes e a evolução da filosofia
cartesiana. O Empirismo Inglês. O Iluminismo. Immanuel Kant. O Historicismo. O
Romantismo. Pré-Socialismo e o Socialismo. Materialismo. O Evolucionismo. O
Positivismo.
2.1 Geral
Conhecer, manter contato,
refletir criticamente sobre os vários movimentos ou correntes filosóficos
modernos e seus principais representantes, a fim de melhor compreender e
participar da vida sócio-cultural atual.
3) UNIDADES
Unidade 1
3.1 Objetivos Específicos
1º. Compreender a situação
sócio-cultural, a crise filosófica, no final do século XV e início do século
XVI.2º. Conhecer e contatar os movimentos ou correntes filosóficos modernos, a
fim de perceber sua influência na construção do mundo sócio-cultural moderno e
atual.3º. Perceber a íntima ligação existente entre pensamento (pensar) e ação
(agir), nas transformações sócio-culturais ocorridas nos tempos modernos.4º.
Compreender que ninguém pode viver à margem do que é pensado filosoficamente e
que, direta ou indiretamente, somos todos afetados em nossa vida diária.4º.
Formar um senso crítico diante das várias cosmovisões filosóficas e, pouco a
pouco, firmar, pessoalmente, uma linha de pensamento e de conduta filosófica.
3.2 Conteúdo
1. Situação sócio-cultural e a transformação
filosófica, no final do século XV e início do século XVI.2. O pensamento
filosófico da Renascença, do Humanismo, da Reforma Protestante e Contra-Reforma
Católica.3. A cientificidade (autonomia da Ciência) e a metodologia (métodos)
modernas.4. O racionalismo cartesiano e a evolução da filosofia cartesiana.5. O
Empirismo Inglês: suas propostas filosóficas e políticas. 6. O Iluminismo: a
filosofia e a cosmovisão própria do pensador iluminista.7. O Criticismo kantiano.8.
O pensamento filosófico do Historicismo e do Romantismo.9. As propostas
filosóficas e sociais do Pré-Socialismo ou Socialismo Utópico, do Socialismo e
do Materialismo.10. A visão filosófica do Positivismo e do Evolucionismo.3.3 Metodologia
Ø Aula expositiva e dialogada em classe;Ø Seminário: produção e apresentação;Ø Trabalho escrito em equipe;Ø Trabalho individual, em dupla e em grupo, na sala de aula;Ø Debate em sala de aula;Ø Leitura de textos;Ø Questionários para ser respondidos individualmente, em classe;Ø Revisão da matéria, em classe, com a participação de todos;Ø Revisão da pesquisa para os seminários por equipe e orientação quanto ao conteúdo e bibliografia;Ø Revisão das provas em classe;Ø Avaliação dos seminários: uma equipe avalia a outra sucessivamente.
3.4 Critérios de Avaliação
Ø Conteúdo apresentado;Ø Logicidade (raciocínio lógico);Ø Criatividade;Ø Capacidade de trabalho em equipe;Ø Participação ativa nas várias atividades realizadas;Ø Comunicação escrita e oral;Ø Metodologia científica nos trabalhos realizados;Ø Freqüência às aulas.
3.5 Instrumentos de Avaliação
Ø Provas operatórias;Ø Prova oral;Ø Seminário;Ø Trabalhos escritos;Ø Trabalhos individuais, em dupla e grupal;Ø Pesquisas realizadas;Ø Revisão da matéria lecionada, em sala de aula, com participação dos estudantes;Ø Apreciação da equipe avaliadora, nos seminários;Ø Leitura e resenha de, ao menos, uma obra de um filósofo moderno.Ø Utilização de recursos didátido-pedagógicos, como retroprojetor, vídeos, data-show...
4) BIBLIOGRAFIA
4.1 Bibliografia Básica
ABBAGNANO, Nicola.
História da Filosofia, Lisboa, Presença, 1970.
MONDIN, Battista. Curso de Filosofia, São Paulo, Paulinas, 1977, vol.II.
NUNES, Benedito. História da Filosofia, São Paulo: EDUSP,1976.
REALE, Giovane. e ANTISERI, Dario. História da Filosofia, São Paulo: Paulinas, 1991, vol. II
4.2 Bibliografia ComplementarMONDIN, Battista. Curso de Filosofia, São Paulo, Paulinas, 1977, vol.II.
NUNES, Benedito. História da Filosofia, São Paulo: EDUSP,1976.
REALE, Giovane. e ANTISERI, Dario. História da Filosofia, São Paulo: Paulinas, 1991, vol. II
ACERBONI, Lídia. A Filosofia Contemporânea Brasileira, São Paulo: Grijaldo, 1969.
BRÉHIER, ÈMLE. História da Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1979.
CHÔTELER, François. História da Filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 1974, vols I ao VIII
CRENTELA JUNIOR, Novíssima História da Filosofia, Rio de Janeiro: Forense, 1976.
DURANT, Will. História da Filosofia, São Paulo: Cia Nacional, 1966.
FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, Rio de Janeiro: Agir, 1952.
LEWIS, John. História da Filosofia, São Paulo: Pioneira, 1964.
LADUSANS, S. Rumos da Filosofia Atual no Brasil, São Paulo: Loyola, 1976.
MARIAS, Julian. História da Filosofia, Porto: Souza e Almeida, 1966.
PAIM, Antônio. História das Idéias Filosóficas no Brasil, São Paulo: Grijaldo, 1967.
REALE, Miguel. Filosofia em São Paulo, São Paulo: EDUSP, 1976.
SCIACCA, Michele. História da Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1968, vol. II
STROH , G. H. . A Filosofia Americana no século XX, São Paulo: Cultrix, 1972.
URDANOZ, Teófilo. História de la Filosofia, Madrid, Espanha.
VITA, Luiz Washington. A Filosofia Contemporânea em São Paulo, São Paulo: EDUSP, 1969. -------------------- Pequena História da Filosofia, São Paulo: Saraiva, 1968. -------------------- Momentos Decisivos do Pensamento Filosófico, São Paulo: Melhoramentos, 1964.
GRANDE ANTOLOGIA DE FILOSOFIA, Milano, Marzorati, 1975.
OS PENSADORES. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
PLANO DE ENSINO
1) IDENTIFICAÇÃO
1.1 Dados Gerais
Nome da Disciplina: ÉTICA II
Código da Disciplina: 2087
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: MÁRCIO RENATO BARTEL
Código da Disciplina: 2087
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: MÁRCIO RENATO BARTEL
1.2 Missão
Institucional
“Atuar no Ensino Superior articulado à Pesquisa e à
Extensão, pautado em uma perspectiva humanista e comprometido com o
desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade”.
1.3 Missão do Curso
Formar para o exercício da
pesquisa, da reflexão e práxis filosófica, bem como para a docência.
1.4 Perfil Profissiográfico
O perfil do bacharel em
Filosofia, caracteriza-se pela dedicação à pesquisa filosófica, direcionada aos
programas de pós-graduação em Filosofia, capaz de uma atuação competente no
magistério de filosofia para o ensino fundamental e médio.
1.3 Ementa da
Disciplina
As principais
problemáticas de ética geral: ética das virtudes, ética normativa, a questão da
liberdade, a consciência moral.
2.1 Geral
Proporcionar ao acadêmico
o conhecimento necessário para a compreensão ética como fenômeno essencial ao
modo de ser do homem e necessário para o comportamento e a convivência humana.
3) UNIDADES
Unidade 1
3.1 Objetivos Específicos
1- Compreender o fenômeno
moral e as principais problemáticas éticas.
2- Analisar os critérios éticos clássicos e a ética no contexto da reflexão filosófica.
3- Ser capaz de reelaborar seus conceitos sobre a problemática ética e reconhecer a importância de parâmetros morais éticos.
2- Analisar os critérios éticos clássicos e a ética no contexto da reflexão filosófica.
3- Ser capaz de reelaborar seus conceitos sobre a problemática ética e reconhecer a importância de parâmetros morais éticos.
3.2 Conteúdo
1- A posição do problema ético.- Juízo moral, obrigação moral.
- O que é ética.
- Bom e mau.
- Conceitos tradicionalistas e naturais de moral.
- Um conceito plausível de moral.
- Condições da responsabilidade moral, determinismo e liberdade.
- Ética Kantiana - Borges, Dall\'Agnol e Dutra.
- Sung e José Cândido da Silva.
- Borges.
- A ética da compaixão; animais, crianças, vida pré-natal.
- Ética de virtudes.
- O utilitarismo.
- Questões de aplicação - Tugendhat.
- O contratualismo moral.
- Justiça.
- Direitos humanos.
- Jung Mo Sung.
2- Apresentação dos critérios e da reflexão ética e moral em Aristóteles, Kant, Habermas, Nietszche, H. Küig, Rawls, Duvel.
3- Leitura comentada de textos clássicos da ética.
3.3 Metodologia
1- Aula expositiva em classe e no laboratório de informática.
- Apresentação de seminário.
2- Aula expositiva.
- presentação de seminário.
- Produção individual.
3- Debates e discussões sobre pontos centrais.
3.4 Critérios de Avaliação
1- Participação nas discussões em sala de aula e clareza.
- Argumentação coerente sobre o tema tratado.
2- Desempenho de raciocínio lógico na elaboração de texto e na argumentação oral.
- Capacidade crítica de análise de texto e da exposição.
3- Raciocínio lógico.
3.5 Instrumentos de Avaliação
1- Elaboração de texto mostrando domínio do conteúdo discutido.
- Avaliação escrita individual com consulta.
2- Elaboração e apresentação de texto.
3- Prova operatória.
4) BIBLIOGRAFIA
4.1 Bibliografia Básica
BORGES, Maria de Lourdes. Ética.
Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SILVA, Marcio Bolda. Rosto e alteridade. São Paulo: Paulus, 1995.
TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1997.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
4.2 Bibliografia ComplementarSILVA, Marcio Bolda. Rosto e alteridade. São Paulo: Paulus, 1995.
TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1997.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
5) OBSERVAÇÕES
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