domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE ENSINO
1) IDENTIFICAÇÃO
1.1 Dados Gerais

Nome da Disciplina: HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA
Código da Disciplina: 1407
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: ADILSON JOSE COLOMBI

1.2 Missão Institucional

“Atuar no Ensino Superior articulado à Pesquisa e à Extensão, pautado em uma perspectiva humanista e comprometido com o desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade”.

1.3 Missão do Curso

\"Formar para o exercício da pesquisa, da reflexão e práxis filosófica, bem como para a docência\".

1.4 Perfil Profissiográfico

: O perfil do bacharel em Filosofia, caracteriza-se pela dedicação à pesquisa filosófica, direcionada aos programas de pós-graduação em Filosofia, capaz de uma atuação competente no magistério de filosofia para o ensino fundamental e médio.

1.3 Ementa da Disciplina

: Situação sócio-cultural e filosófica do final da Idade Média e início dos tempos modernos. Filósofos da Renascença e do Humanismo. Filósofos da Reforma e da Contra-Reforma Católica. Autonomia da Ciência e o Método Científico. Descartes e a evolução da filosofia cartesiana. O Empirismo Inglês. O Iluminismo. Immanuel Kant. O Historicismo. O Romantismo. Pré-Socialismo e o Socialismo. Materialismo. O Evolucionismo. O Positivismo.

2) OBJETIVOS
2.1 Geral

Conhecer, manter contato, refletir criticamente sobre os vários movimentos ou correntes filosóficos modernos e seus principais representantes, a fim de melhor compreender e participar da vida sócio-cultural atual.


3) UNIDADES

Unidade 1
3.1 Objetivos Específicos
1º. Compreender a situação sócio-cultural, a crise filosófica, no final do século XV e início do século XVI.2º. Conhecer e contatar os movimentos ou correntes filosóficos modernos, a fim de perceber sua influência na construção do mundo sócio-cultural moderno e atual.3º. Perceber a íntima ligação existente entre pensamento (pensar) e ação (agir), nas transformações sócio-culturais ocorridas nos tempos modernos.4º. Compreender que ninguém pode viver à margem do que é pensado filosoficamente e que, direta ou indiretamente, somos todos afetados em nossa vida diária.4º. Formar um senso crítico diante das várias cosmovisões filosóficas e, pouco a pouco, firmar, pessoalmente, uma linha de pensamento e de conduta filosófica.

3.2 Conteúdo

1. Situação sócio-cultural e a transformação filosófica, no final do século XV e início do século XVI.2. O pensamento filosófico da Renascença, do Humanismo, da Reforma Protestante e Contra-Reforma Católica.3. A cientificidade (autonomia da Ciência) e a metodologia (métodos) modernas.4. O racionalismo cartesiano e a evolução da filosofia cartesiana.5. O Empirismo Inglês: suas propostas filosóficas e políticas. 6. O Iluminismo: a filosofia e a cosmovisão própria do pensador iluminista.7. O Criticismo kantiano.8. O pensamento filosófico do Historicismo e do Romantismo.9. As propostas filosóficas e sociais do Pré-Socialismo ou Socialismo Utópico, do Socialismo e do Materialismo.10. A visão filosófica do Positivismo e do Evolucionismo.
3.3 Metodologia
Ø Aula expositiva e dialogada em classe;Ø Seminário: produção e apresentação;Ø Trabalho escrito em equipe;Ø Trabalho individual, em dupla e em grupo, na sala de aula;Ø Debate em sala de aula;Ø Leitura de textos;Ø Questionários para ser respondidos individualmente, em classe;Ø Revisão da matéria, em classe, com a participação de todos;Ø Revisão da pesquisa para os seminários por equipe e orientação quanto ao conteúdo e bibliografia;Ø Revisão das provas em classe;Ø Avaliação dos seminários: uma equipe avalia a outra sucessivamente.
3.4 Critérios de Avaliação
Ø Conteúdo apresentado;Ø Logicidade (raciocínio lógico);Ø Criatividade;Ø Capacidade de trabalho em equipe;Ø Participação ativa nas várias atividades realizadas;Ø Comunicação escrita e oral;Ø Metodologia científica nos trabalhos realizados;Ø Freqüência às aulas.
3.5 Instrumentos de Avaliação
Ø Provas operatórias;Ø Prova oral;Ø Seminário;Ø Trabalhos escritos;Ø Trabalhos individuais, em dupla e grupal;Ø Pesquisas realizadas;Ø Revisão da matéria lecionada, em sala de aula, com participação dos estudantes;Ø Apreciação da equipe avaliadora, nos seminários;Ø Leitura e resenha de, ao menos, uma obra de um filósofo moderno.Ø Utilização de recursos didátido-pedagógicos, como retroprojetor, vídeos, data-show...
4)  BIBLIOGRAFIA
4.1 Bibliografia Básica
ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, Lisboa, Presença, 1970.
MONDIN, Battista. Curso de Filosofia, São Paulo, Paulinas, 1977, vol.II.
NUNES, Benedito. História da Filosofia, São Paulo: EDUSP,1976.
REALE, Giovane. e ANTISERI, Dario. História da Filosofia, São Paulo: Paulinas, 1991, vol. II
4.2 Bibliografia Complementar
ACERBONI, Lídia. A Filosofia Contemporânea Brasileira, São Paulo: Grijaldo, 1969.
BRÉHIER, ÈMLE. História da Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1979.
CHÔTELER, François. História da Filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 1974, vols I ao VIII
CRENTELA JUNIOR, Novíssima História da Filosofia, Rio de Janeiro: Forense, 1976.
DURANT, Will. História da Filosofia, São Paulo: Cia Nacional, 1966.
FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, Rio de Janeiro: Agir, 1952.
LEWIS, John. História da Filosofia, São Paulo: Pioneira, 1964.
LADUSANS, S. Rumos da Filosofia Atual no Brasil, São Paulo: Loyola, 1976.
MARIAS, Julian. História da Filosofia, Porto: Souza e Almeida, 1966.
PAIM, Antônio. História das Idéias Filosóficas no Brasil, São Paulo: Grijaldo, 1967.
REALE, Miguel. Filosofia em São Paulo, São Paulo: EDUSP, 1976.
SCIACCA, Michele. História da Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1968, vol.
II
STROH , G. H. .
A Filosofia Americana no século XX, São Paulo: Cultrix, 1972.
URDANOZ, Teófilo. História de la Filosofia, Madrid, Espanha.
VITA, Luiz Washington. A Filosofia Contemporânea em São Paulo, São Paulo: EDUSP, 1969. -------------------- Pequena História da Filosofia, São Paulo: Saraiva, 1968. -------------------- Momentos Decisivos do Pensamento Filosófico, São Paulo: Melhoramentos, 1964.
GRANDE ANTOLOGIA DE FILOSOFIA, Milano, Marzorati, 1975.
OS PENSADORES. São Paulo: Abril Cultural, 1975.







PLANO DE ENSINO
1) IDENTIFICAÇÃO
1.1 Dados Gerais

Nome da Disciplina: ÉTICA II
Código da Disciplina: 2087
Curso: FILOSOFIA
Ano/Semestre: 2005 /1
Professor: MÁRCIO RENATO BARTEL

1.2 Missão Institucional

“Atuar no Ensino Superior articulado à Pesquisa e à Extensão, pautado em uma perspectiva humanista e comprometido com o desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade”.

1.3 Missão do Curso

Formar para o exercício da pesquisa, da reflexão e práxis filosófica, bem como para a docência.

1.4 Perfil Profissiográfico

O perfil do bacharel em Filosofia, caracteriza-se pela dedicação à pesquisa filosófica, direcionada aos programas de pós-graduação em Filosofia, capaz de uma atuação competente no magistério de filosofia para o ensino fundamental e médio.

1.3 Ementa da Disciplina

As principais problemáticas de ética geral: ética das virtudes, ética normativa, a questão da liberdade, a consciência moral.

2) OBJETIVOS
2.1 Geral

Proporcionar ao acadêmico o conhecimento necessário para a compreensão ética como fenômeno essencial ao modo de ser do homem e necessário para o comportamento e a convivência humana.


3) UNIDADES

Unidade 1
3.1 Objetivos Específicos
1- Compreender o fenômeno moral e as principais problemáticas éticas.

2- Analisar os critérios éticos clássicos e a ética no contexto da reflexão filosófica.

3- Ser capaz de reelaborar seus conceitos sobre a problemática ética e reconhecer a importância de parâmetros morais éticos.

3.2 Conteúdo

1- A posição do problema ético.
- Juízo moral, obrigação moral.
- O que é ética.
- Bom e mau.
- Conceitos tradicionalistas e naturais de moral.
- Um conceito plausível de moral.
- Condições da responsabilidade moral, determinismo e liberdade.
- Ética Kantiana - Borges, Dall\'Agnol e Dutra.
- Sung e José Cândido da Silva.
- Borges.
- A ética da compaixão; animais, crianças, vida pré-natal.
- Ética de virtudes.
- O utilitarismo.
- Questões de aplicação - Tugendhat.
- O contratualismo moral.
- Justiça.
- Direitos humanos.
- Jung Mo Sung.

2- Apresentação dos critérios e da reflexão ética e moral em Aristóteles, Kant, Habermas, Nietszche, H. Küig, Rawls, Duvel.

3- Leitura comentada de textos clássicos da ética.

3.3 Metodologia
1- Aula expositiva em classe e no laboratório de informática.
- Apresentação de seminário.

2- Aula expositiva.
- presentação de seminário.
- Produção individual.

3- Debates e discussões sobre pontos centrais.

3.4 Critérios de Avaliação
1- Participação nas discussões em sala de aula e clareza.
- Argumentação coerente sobre o tema tratado.

2- Desempenho de raciocínio lógico na elaboração de texto e na argumentação oral.
- Capacidade crítica de análise de texto e da exposição.

3- Raciocínio lógico.

3.5 Instrumentos de Avaliação
1- Elaboração de texto mostrando domínio do conteúdo discutido.
- Avaliação escrita individual com consulta.

2- Elaboração e apresentação de texto.

3- Prova operatória.

4)  BIBLIOGRAFIA
4.1 Bibliografia Básica
BORGES, Maria de Lourdes. Ética. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SILVA, Marcio Bolda. Rosto e alteridade. São Paulo: Paulus, 1995.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1997.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
4.2 Bibliografia Complementar


5) OBSERVAÇÕES

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