quinta-feira, 13 de junho de 2013

1)Trabalhar os conceitos de homem, de trabalho e de estado, em Hegel. 1.1) como o espírito absoluto se manifesta em forma de saber absoluto? Homem é o espírito absoluto se desdobrem para se conhecer ba história. Ou seja, o homem é o espírito absoluto./ Trabalho é o espírito absoluto transformando, agindo no mundo. Por isso ele é bom./ estado supremo manifestação de espírito absoluto na história  humana. É a superação racional das limitações (isoladamente na família, lutas dos interesses privados) que bloqueavam o desenvolvimento do espírito humano. /o E se manifesta em forma de saber absoluto quando estuda as expressões da autoconsciência do absoluto, que são a arte, a religião e a filosofia. A arte porque expressa o absoluto em forma sensível. E a filosofia pq o absoluto toma consciência de si mesmo ( como na religião), mas só que em forma conceitual e refletiva. Na religião há o dogmatismo, enquanto na filosofia há possibilidade de crítica.
2)conceitue o homem para Max?
Homem é um ser capaz de produzir condições de existências. Esse é o diferencial do homem em relação aos animais, apontado por Marx, mais importante que o  fato de ser racional, social ou político. Esse conceito abre espaço para a argumentação socialista que, por meio do proletariado, haveria uma transformação, uma melhoria, aprisionando que leva a um nível de igualdade para todos, as condições de existências.
2.1)pq o trabalho é importante no pensamento maxista?
É indispensável a noção de trabalho em Marx. Ele o considera importante pq é o homem se transforma, colocando suas potências em praticas. O trabalho seria a via pela qual o homem produz as condições de sua existências. Pode-se vê o trabalho aqui de dois ângulos. No primeiro, ele é a relação dês seres humanos com a natureza. No segundo, é a relação dos seres humano entre si. O trabalho não é uma ação q tem como fim o individuo apenas, mas também os outros indivíduos com os quais ele se relaciona. E o mundo trabalhamos modifica a nossa consciência e virse-versa. Tanto q no capitalismo o trabalho é alianador.
2.2)qual o papel da ideologia em Marx?
Ideologia pra Marx é uma falsa consciência. É uma maneira, por exemplo, de manter i explorado na ignorância de sua exploração. Não é nada mais do que um conjunto de idéias que visam alienar os que são exploradores.
3) p Weber  em dos tipos de ação social é a ação racional com relação afins. Como percebermos a presença desta ação hoje? Quais as conseqüências deste tipo de ação? 
A ação social é, na verdade, quando ajo em relação a outras pessoas. E no caso  racional das relações afins, tal ação é determinada pelas expectativas no comportamento de outros homens. É quando se visão outro. A ação social racional com relação a “fins” encontra prática em tudo aquilo que eu faço tendo em vista o outro. Um exemplo bem específico: a ação da  Igreja Católica. Ou melhor,no serviço pastoral eu me pauto, o meu trabalho, ne expectativa do outro. A educação tem um vista a busca de desenvolvimento, de aprimoramento por parte dos alunos.
4)fundamentando-se na escola de Frankfurt, faça uma crítica à ação instrumental/ razão instrumental?
A ação, razão instrumental é baseada no método que visa instrumentalizar os outros e o capital. O homem domina a natureza e domina também o outro homem. E comporta-se com o homem como se comporta com as coisas. O ser humano é mais que uma via interessante para se alcançar determinado fim. O ser humano nnão é coisa, ñ é máquina. Ñ se pode se servir do ser humano(ou mesmo da natureza) para alcançar determinado  fins egoístas, unilaterais e individuais.
5 disserte: como a nossa política está fundamentada na razão instrumental.
A razão instrumental é bem presente em nossa política. Há uma profunda instrumentalização da natureza. Usando-se dos bem naturais indiscrimidamentes para o enriquecimento de nossas empresas. Rios usados para o escoamento de lixo industrial. O ser humano só tem valor enquanto for útil. E ainda tem os aspectos políticos


Nenhum comentário: