PROBLEMA DE GETTIER
Iniciarei descrevendo o conceito tradicional
de conhecimento, levantando e desenvolvendo posteriormente um problema que até
pouco tempo atrás não se discutia, o problema de Gettier.
Conhecimento vem a ser o exercício central da
filosofia é um termo de real importância ao homem. O homem vive buscando o
conhecimento. Sendo conhecimento, é uma crença verdadeira e justificada como já
definia Platão e que muitos filósofos partiram do principio de ser algo
necessário e suficiente.
Para
ser conhecimento preciso falar de algo que seja verdadeiro, podendo ser
justificado. Essa justificativa é dada por um processo racional. E Gettier
apresenta, crença verdadeira e justificada como algo inserto, que pode ser
verdadeiro ou falso, não tenho certeza. Não sei portanto se é conhecimento.
Platão
supõe a existência do conhecimento e coloca a dialética como meio para chegar a
tal; pela dialética chegaríamos à essência que estaria no mundo das idéias.
Poderíamos concordar que as crianças e os animais têm conhecimento?
O cachorro conhece seu dono. Aqui conhecer é
sinônimo de não estranhar, ter familiaridade. Neste sentido sim, há
conhecimento mas é apenas uma passo de nossos sentidos.
Pelé sabe
jogar futebol. Um conhecimento diferente do cachorro, um conhecer como posse de
habilidade. Mas no caso de André se compararmos com seus colegas de classe,
pode ser considerado que sabe jogar bola, mas quando comparado a seleção, não
necessariamente deve ser considerado possuidor de saber. Conforme o contexto
tem uma graduação desse conhecimento.
Saber
que alguém sabe, usando o exemplo de Pelé eu sei que ele sabe jogar futebol.
Este conhecimento é típico em escolas e que de algum modo é possível
transmiti-lo. A pessoa pode dizer que sabe algo quando a idéia é verdadeira
(ter uma crença verdadeira e justificada). Alguns esclarecimento sobre crença
verdadeira e justificada.
Quais
seriam os passos para o conhecimento?
Primeiramente tem-se uma crença verdadeira e
justificada. Sendo que crença é, um
certo estado inicial, um nível onde não precisa ir longe, é aquele primeiro
acreditar, é um dado meramente psicológico. Por exemplo por alguns motivos você
odeia a biologia, é aquele odiar inicial. A crença é a única que não precisa
ser justificada, por que cada um acredita se que quiser. O problema é que o
homem jogou a razão sobre a crença.
Verdade é algo do físico, é um
atributo de proposição de informações. No sentido comum verdade não depende do
individuo. E Gettier apresenta, “crença verdadeira e justificada que pode ser
verdadeiro ou falso, não tenho certeza, portanto ai há problema.
Justificada
é algo interno. Uma evidência para sustentar uma informação sustenta-la outro. Lembramos que se têm graus
de justificação, quanto mais embasada maior é o grau.
Teorias
da justificação:
åInternalismo:
É eu pegar as informações que tenho e construir minha justificação. O
conhecimento como fruto da razão. Fundacionista.
åExternalismo:
confiabilidade. Faz a ligação entre justificação e verdade. O ponto de apoio
são os fatos, não se importando muito com uma reflexão.
Gettier
descreve exemplos que mostram a falibilidade da idéia que uma crença verdadeira
e justificada como algo inserto, não sendo o bastante para se considerar como
conhecimento. Não há elementos necessários para se conhecer algo.
Por exemplo no caso de dois
visinhos; A vê que B tem um Golf e mais, vê que ele tem documento, a chave do
carro, a partir daí obtém uma crença verdadeira e justificada mais na realidade
o visinho tem um carro roubado ao qual o A não sabia.
Ai que está
o problema de Gettier o que realmente
posso saber, por mais que queremos, não somos capazes de aprovar o que é
verdadeiro. Apenas afirma que não podemos até o momento saber de algo, mas fica
bem claro que ele não nega o conhecimento ele coloca que podemos nos enganar,
não podemos ter total garantia de que realmente é conhecimento. A idéia de ter
um método seguro de conhecimento é descartada.
O problema é que a justificação pode ser
falível, não é totalmente seguro para nos dar a verdade. Mas a busca de
evidência pelo uso da razão é o método mais aceitável. Embora não muito
considerada, uma teoria para enfrentar o problema de Gettier seria a condição
aonde, para se chegar ao conhecimento, a crença não deve depender de falsidade
além de ser crença verdadeira e justificada.
Esse problema fez de Edmund Gettier
o fundador da epistemologia contemporânea.
vitor schlickmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário