domingo, 16 de junho de 2013

Características do Romantismo:

Sede de infinito: Todo romântico tem sede de infinito e aquela ansiedade, que é desejo irrealizável, o é precisamente porque aquilo pelo que anseia, na realidade é o infinito. Esta tendência ao infinito gera um perene tender , por que as experiências humanas são todas finitas ao passo que seus objetos é sempre infinito e, como tais, são sempre transcendidas. Portanto o infinito é o sentido e a raiz do finito, nesse ponto, tanto a filosofia como a poesia estão absolutamente de acordo: a filosofia deve captar e mostrar o nexo do infinito com o finito, ao passo que a arte deve realiza-lo: a obra de arte é o infinito que se manifesta no finito.
Nova concepção de Natureza: A natureza assume importância fundamental, sendo inteiramente subtraída á concepção mecanicista herdada do Iluminismo.Esta passa a ser entendida como vida que cria eternamente, como um grande organismo geradora de todos os fenômenos, inclusive o homem: a força da natureza, portanto, é a própria força do divino.
Sentimento de pânico: Intimamente ligado a esse sentimento de natureza que possibilitou novas interpretações da realidade, esta o sentimento de pânico, de pertencer ao uno-todo, de ser um movimento orgânico da totalidade. O todo se reflete no homem, assim como, ao contrário, o homem se reflete no todo.
O gênio e a criação artística: Estes são elevados a suprema expressão do Verdadeiro e do Absoluto. A natureza tem instinto artístico, por isso não passa de falácias a tentativa de distinção entre natureza e arte. Portanto, o poeta compreende a natureza melhor do que o cientista.
Anseio de liberdade: Os românticos aspiraram por este desejo, que para muitos deles expressam o próprio fundamento da realidade e, por isso apreciam em todas as suas manifestações.
Religião é reavaliada: O iluminismo reduziu consideravelmente o papel da religião na formação da integridade humana, entretanto, o romantismo resgatou, embora de forma fragmentada, o valor desta esfera para o ser humano. É na religião que o homem se relaciona com o infinito e com eterno.
Tradicionalismo: busca da restauração dos valores humanos e racionais criados pela Antigüidade Clássica.
Sentimento pátrio:  Expressado no ódio ao tirano, na exaltação da liberdade e no desejo de infringir convenções e leis externas, buscando assim, o nacionalismo que aparentemente se perdera.
Subjetividade: se o século das luzes foi marcado pela razão e objetividade, o século do romantismo foi traçado pelas emoções e pelo eu, retratando nas obras o drama humano, amores trágicos e ideais utópicos.



Nenhum comentário: