sábado, 15 de junho de 2013

7 para chegar ao conhecimento da idéia do bem, para vê-la , a psyché do homem deve ultrapassar o mundo dos sentidos da aparência, no sentido máximo “morrer”. Morte para a qual a filosofia é arrastada e que antecipa progressivamente a liberação da alma nas cadeias que a prisiona ao corpo. A verdadeira filosofia é exercício de “mortes”.
8 as categorias de aristóteles são maneiras que as substâncias se apresentam e vão aparecer como forma e matéria. As categorias são: quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, ter, atividade, passividade e substância.
9cada ser real é composto de forma mediante a qual é “tal” ser, e de matéria pela qual é “este” ser. Reconhece-se de fato um ser por aquilo que é segundo o seu aspecto exterior, peculiar, sempre o mesmo, por aquilo que possui em comum com os outros seres da mesma espécie. A sua forma específica é um conjunto estruturado e traços característicos que forma um “todo”, superior e diverso da soma ou união de suas partes.

10potência: a capacidade de poder ser. Aptidão para tornar-se algo, perfeição para o qual estava em potência. Ato:estado do ser que adquiriu ou recebeu a perfiição para o qual estava em potência.

Nenhum comentário: