quinta-feira, 13 de junho de 2013

Positivismo


Histórico

Vêm do latim positum que quer dizer pôsto, colocado, em outras palavras significa estar aí.
O positivismo é uma doutrina filosófica que surgiu durante a metade do XIX. O positivismo admite como fonte única de conhecimento, a experiência. Comte institui o Calendário Positivista em que os santos são os grandes pensadores da História. Comte proclamou-se grande sacerdote da religião da humanidade. O adjetivo positivo poder ser compreendido de diversas maneiras, como o real, evidente, não admitindo dúvida, como aquilo que se opõe à natureza, bem como à necessidade, como aquilo que se manifesta na experiência. Para comte o único método de conhecimento é o da ciência natural, valendo esta também para o estudo da sociedade.
A filosofia positivista possui como única função de sistematizar as diversas investigações científicas. A filosofia positiva, portanto, deve submeter à sociedade, a uma rigorosa pesquisa científica, já que somente uma sociologia científica pode ser Considerada como a única base sólida para a reorganização social. Para comte o objetivo da ciência esta nas pesquisas das leis. A lei é necessária para prever a ação do homem sobre a natureza.
O positivismo que expande-se por toda a Europa, dominando boa parte da cultura local. Foi uma época de paz substancial e ao mesmo tempo uma época de expansão colonial pela Ásia e pela África. E com isso a Europa consumou sua transformação industrial. As cidades se multiplicaram, quebrando o equilíbrio entre o campo e a cidade. A medicina achou a cura a varias doenças infecciosas. A revolução industrial mudou radicalmente o modo de vida da Europa.
A ciência se entrelaçou com a revolução industrial, dando a tecnologia as industrias e essas aumentava a produtividade. “Substancial estabelecida política, o processo de industrialização e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia constituem os pilares do meio sociocultural que o positivismo interpreta,m exalta e favorece.[1]
Os grandes males da sociedade não tardarão para aparecer, como os desequilíbrios sociais. Mais se acreditava que, com o crescimento do saber, este que deve-se desenvolvido desde a educação popular,  tais males seriam eliminados.
  • O positivismo situa-se em transições culturais diferentes: Na França inseriu-se no racionalismo; na Inglaterra se desenvolveu-se inserindo-se na tradição empirista e utilitarista; na Alemanha assume a forma de cientificismo e de monismo materialista; na Itália aprofunda suas raízes no naturalismo renascentista. Mais detalhes, destes itens após os pontos em comuns. Apesar de tais diversidades o positivismo apresenta traços comuns. Segue alguns de traços a baixos:
  • Diversamente do idealismo; nos conhecemos aquilo que as ciências nos dão a conhecer.
  • O método das ciências naturais; o único método de conhecimento. E se estuda a natureza e a sociedade.
  • Ciência dos fatos naturais; que estuda a sociedade e esta que vem a ser as relações humanas e sociais e portanto a sociologia passa a ser fruto qualificado do programa filosófico positivista.
  • O positivismo coloca a ciência, a longo tempo, como o único meio de se resolver todos os problemas, sendo humanos ou sociais. Afirma a unidade do método científico.
  • Era que perpassa o otimismo geral; brota a certeza de um progresso incontível, rumo ao bem-estar da sociedade repleta de solidariedade humana.
  • Concepção leiga que poderia-se conhecer tudo, sem as teorias teológicas.
  • O positivismo combateu as concepções idealista e espiritualista.

2. ALGUSTE CONTE E O POSITIVISMO NA FRANÇA

Nascido em Montpellier, na França em 1791. Eminentemente católico e monárquica. Ele Estudou no Liceu em sua cidade de origem e na Escola Politécnica de Paris, sendo mais tarde expulso por suas idéias ultrademocráticas.
            Freqüentou alguns cursos da Faculdade de Medicina, e conhece o socialista Saint-Simon, e torna-se seu secretário, donde recebe grande influência intelectual. Seis anos mais tarde Comte, afasta-se do mestre.
            Em 1825, Comte casa-se com Caroline Massin, da qual se separa dezessete anos depois. Em 1845, conhece Clotilde de Vaux, com quem manteve um intenso relacionamento amoroso, que morre no ano seguinte. Após a morte de Clotilde, Comte decide realizar uma missão de regeneração da humanidade (atribui-se um papel messiânico). Nesta mesma época, Comte rompe com o filósofo Stuart Mill, este que o auxiliava financeiramente.
Aluno da famosa escola de Polytechnique, foi secretário de Saint Simon. Versado em matemática e foi professor na Polytechnique. Faleceu em 1857 em Paris. Principais obras; 1824 Sistema de Política, em 1830 Curso de Filosofia Positiva e em 1852 Catecismo positivista. É o iniciador do positivismo francês, o pai oficial da sociologia e em certos aspectos, o expoente mais representativo do positivismo.
Auguste Conte teve duas fases à primeira até 1850 com a obra do curso de filosofia positiva, a fase do racionalismo e após isso a fase mística, que se deu com a obra o catecismo positivista. O positivismo filosófico tem como hipótese fundamental, a evolução da sociedade é similar à evolução do ser humano. Conte coloca a evolução humana em três estados.
Alguns escritos de Comte vai atacar frontal a metafísica subjacente à filosofia do século XVIII, especialmente nas obras de Hume e de seus seguidores do empirismo inglês. Mas comte não fica só nisso ele vai além de tais autores, ele não só aceita o sucesso da destruição das ilusões transcendentais, mas na incorporação formal da fase metafísica na evolução da humanidade como fase superada pelo advento do pensamento positivista.

2.1 A lei dos três estados.

Esta lei é o conceito-chave da filosofia de Conte. A lei se da ao conjunto de evolução do humana, individual ou coletiva. A humanidade passa por três estágios, são: A teologia, a metafísica e o positivismo.
Estado teológico ou fictício; todo homem é teológico na infância. Atribuem deuses a tudo, esta voltado a religião aos mitos. Esse é o ponto de partida necessário para o ser humano. “Os fenômenos são vistos como produtos da ação direta e continua de agentes sobrenaturais mais ou menos numerosos.”[2]
Estado metafísico ou abstrato; é o estado da adolescência do ser humano.  Entra o papel da filosofia, a razão. Uma etapa de transição. “São explicadas em função de essências, idéias ou forças abstratas(os corpos se uniram graças à simpatia, as plantas cresceriam em virtude da presença da alma vegetativa).”[3]
Estado cientifico ou positivo; estado da maturidade do homem. Um estado fixo e definido. Aa ciência é a explicação valida e legitima. Só se aceita como verdade aquilo que se pode comprovar cientificamente. “Estado positivo que o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter conhecimentos absolutos, renuncia a perguntar-se que é a sua origem, qual o destino do universo e quais as causas íntimas dos fenômenos para procurar somente descobrir, como o uso bem combinado do racionalismo e da observação, as suas leis afetivas, isto é, as suas relações invariáveis de sucessão e semelhança.”[4]

2.2. A doutrina da ciência

Estaremos entrando na filosofia positivista, em seu estado cientifico. E  este filosofia positivista “deve submeter a sociedade rigorosa pesquisa cientifica, já que somente uma sociedade cientifica pode ser considerado como a única base sólida para a reorganização social, que deve encerrar o estado de crise em que se encontra há longo tempo as nações mais civilizadas.”[5]
A ciência não deve fornecer ao homem o domínio sobre a natureza. Conte vê como algo urgente o desenvolvimento da “física social”[6], uma sociologia cientifica. Sabendo que o objetivo da ciência em Conte vem a ser a pesquisa das leis, porque para ele só o conhecimento das leis dos fenômenos, cuja o resultado constante é de fazer com que possamos prever e portanto sabendo da previsão posamos modifica-los em nosso beneficio.

2.3. A sociologia como físico

Para obtermos uma ordem social, para impedir a crise da sociedade é preciso o saber. E este conhecimento é feito de leis provado com base dos fatos. E temos agora de descobrir essas leis. Abandonar as realidades metafísicas e ir atrás da realidade observada. “É na previsibilidade racional do desenvolvimento futuro da convivência social que se pode resumir o espírito fundamental da política positiva.”[7]
Portanto é possível estabelecer as leis dos fenômenos sociais, isto através do raciocínio e da observação. Conte divide a sociedade em estática social e dinâmica social.
Estática social; que vem estudar as condições de existências comuns a todas as sociedades em todos os tempos. Como, a sociabilidade em todos os tempos, o núcleo familiar e divisão de trabalho.tudo se conciliam. A lei fundamental desta estática á a conexão entre os diversos aspectos da vida social. Por exemplo a política não independente da economia e da cultura.
Dinâmica social; este já consiste no estudo das leis de desenvolvimento da sociedade. Sua lei fundamental consiste na lei dos três estágios. Onde a teologia, corresponde a supremacia do poder militar; a metafísica vem a ser a resolução; e o positivismo corresponde a sociedade industrial.
Alguns pontos decisivos da sociologia de Comte.
  • A estática social indaga sobre as condições da Ordem, enquanto a dinâmica estuda ao leis do progresso.
  • O progresso humano, em seu conjunto, sempre se concretizou seguindo etapas obrigatória, porque naturalmente necessário; a história da humanidade vai do estágio teológico ao estágio positivo; no entanto , Comte não desvaloriza o passado e a tradição em nome da exatidão do futuro.
  • A física social ou sociologia é fundamental para uma política racional. O problema atual, fala Comte, é que a política está na mão de quem nada entende do funcionamento da sociedade, como os literatos e os advogados.
Sendo que qualquer um pode conhecer o caminho das leis da sociedade. E isso se faz através da observação, o experimento e o método comparativo.  E mais o método histórico que constituem a única base fundamental sobre a qual  pode realmente se basear o sistema da lógica política. Porque jamais podemos mudar a sociedade a vontade, como se faz em outras áreas para descobrir o melhor fundamento.



[1] Pág 296 CONTE
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[5] 00
[6] ter o conhecimento dos fatos sociais e políticos
[7] 301

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