domingo, 16 de junho de 2013

Bernadine; entendemos a natureza a partir de seus próprios princípios. Autonomia da filosofia da filosofia perante a teologia. Distinção fé (verdades sobrenaturais)e razão (verdades naturais). Cosmologia coloca que a dois mundo o espiritual e o físico. Força de expansão e de contração a natureza se alto regenera. Força de expansão e contração. Epistemologia, o conhecimento humano vem pelas sensações, frio e calor.
Jeordano Bruno; cosmologia;  principio passivo matéria e principio ativo alma do mundo. Harmonia na coincidência dos opostos. Teologia ;pantologia . antropologia ser humano divinizado.e a sintonia com a alma do mundo me torno mais divinizado e portanto posso compreender melhor quem sou.
Tomas de Canponela; filosofia cristã harmonia entre fé e filosofia. Epistemologia; conhecimento de si mesmo do mundo e de Deus.  Alto conhecimento. Qualidades fundamentais; de potência (ato vindo do existir) de sapiência (ato de conhecer saber) de anos (ato de vontade escolha). A filosofia passado ser  para o conhecer. Lig. do alto conhe.com as quali. Funda. Seria a recuperação de quem sou eu. Do mundo. Conhecer a partir de mim mesmo as coisas. Conhece enquanto à  mim mesmo mudado estas mudanças se dão através da calor e do frio. De Deus dos vestígios de Deus se o ser humano tiver  o ato vital de existir o ser humano tiver o ato vital de existir o ser humana tem sua potência e Deus sua supra potência.

Filosofia da renascença e do humanismo

Erasmo Rotherdam divulgador dos clássicos gregos-latinos e das novaas idéias.
Maquiavel filosofia polotica . fundamenta noção de ser humano. Pessimisata o ser humano é mal por natureza. Com exceção dos fundadores de religião e estados (este que por sua vez deve ser temido/ há uma técnica para governar/ deve ser forte, ter leis,educação,religião,heróis; um organismo vivo) e lesgisladores.
Reforma protestante motivos= a nessecidade de uma mudança pe. Analfabetos/liturgia péssima/lastimável, Pe. Sem a menor condição de ser o que é. Teologia(algostinho tomas e aristotales sendo questionados) no fundo do posso, ciência geocentrismo-héliocentrismo.
Lutero foi agostinhando mas descontente formulou uma nova doutrina(sendo teve proteção de fredrico) antropologia católica(1) e luterana(2). 1.1 substancia o ser humano é bom por natureza/ corrupção parcial (pecado original)2.1 corrupção total o ser humano não tem recuperação. 1.2 cristo o único mediador e age em nós através dos sacramentos(medições). 2.2 cristo o único mediador sem mediações.1.3 justificação de Deus, restauração da santificação 2.3 obra exclusiva de Deus, impotência do homem sem recuperação interna(sempre pecador) pelo pecado original se tornou um pecador internamente.
João Calvino acrescenta junto a antropologia luterana a predestinação.
Contra reforma concilioo de Trento se preoculpou co m a formação de seminaristas/ index/ valorização da razão e da liberdade/ diciplina no clero antropologia fiolosofica uma visão mais possitiva do ser humano (liberdade val.razão) claro influenciando na ética e na política.
Francisco suares sistematizou a metafísica/teoria dos modos que é o elo de ligação entre matéria e forma(Himorfismo) / filosofia política ingual de vitória
Francisco de vitória; o estado surgiu de uma ordem natural, com o conviveu social. Sendo o estado autônomo, soberano e independente. Com a finalidade o bem estar da sociedade./ direito internacional, comunidade internacional.(sendo que ele vivia num tempo de monarquia mais já pensava neste direitos)
Jus bélli dreito bélico em ultima estância
Autonomia da ciência; conh. da teol.(fé), fil(razão) e ciência(razão + experiência). Mudança da metodologia(varias) usando a dedução.
Francis Bacon a natureza da investigação cientifica. É preciso selecionar regurgitar e passar a frente esses dados como a abelha ela vai buscar o mel engole e depois recogita para o favel./ a divisão da própria ciência/ objetivo da ciência(razão (ciência experimentais), memória, fantasia) / a finalidade da ciência(das quatro causas ele coloca a causa formal como objeto de estudo, verdadeiro conhecimento).
Novum organon; discurso lógico e indutivo/ 1superação dos preconceiotsque podem ser tribo(vem do mal uso dos sentidos, defeito pela insuficiência de observação como no copo de água ao qual a faca aparece torto), espelho(que vem pela educação, somos um espelho de nossa família), praça(onde antes era feito os julgamentos hoje no fórum) e teatro( um autor está apenas imitando se pondo no lugar do original). 2 descição dos fatos;2.1 de presença (hoje uma nuve vermelha amanhã chuva), de ausência (céu limpo sol no próximo dia) e graduação (quanto mais vermelho ou menos determinará a intensidade da chuva amnhã) 2.2experimentação das hipóteses 2.3 generalização 2.4 dedução (Galileu).
Galileu faz uso da dedução/ delimetou a ciência as verdades naturais (a fé a filosofia e a ciência cada uma tem seu campo não tem nada que uma ir contra a outra)/ método indutivo e detutivo 

                                  

Nenhum comentário: