domingo, 16 de junho de 2013

PMDB
CONCLUSÃO


Pelos registros históricos do próprio partido, dá para se surpreender que o PMDB tenha resistido a tantas pressões de governos ditatoriais, divisões internas, esvaziamento, crescimento, novas divisões e se mantenha como a legenda de maior base no território nacional.
Com maus e bons momentos, a história do PMDB é a história de luta em que o Brasil jamais poderá esquecer. uma história de lutas, principalmente na ditadura militar. Se manteve em movimento, com contradições, abrigou vários tipos de ideologias e tendências políticas, mas se manteve no centro das discussões durante. Após a queda do regime militar. Hoje, para contar um pouco da história do PMDB é preciso não só falar da história do Brasil, mas de praticamente todos os partidos, à sua esquerda, ou à sua direita.
            O PMDB é sem duvida um partido “chave” na história do nosso Brasil, é uma parte de nosso pais e portanto nosso. Sendo primeiro apenas um movimento, mais o Brasil precisava de alguém que brigasse, que fosse a luta, que  tomasse a frente. Ai surge em destaque o PMDB, claro que não era o único mais se destacou consideravelmente.















SURGIMENTO DO PMDB


Oficialmente o PMDB, que nasceu do MDB, teve sua fundação em 24 de março de 1966 com o registro na Justiça Eleitoral. Mas informalmente fundou-se em 4 de dezembro de 1965. Quem o “batizou” foi Tancredo Neves.   

DO MDB PARA O PMDB
Com o quadro eleitoral do movimento democrático brasileiro e sendo uma oposição que avançava ano após ano o general Geisel, também se valeu da alternativa de baixar nova reforma política. E com o artifício adicional de exigir o termo partido à frente das siglas, com o claro objetivo de matar a força da legenda MDB. Mais não adiantou.
            Promoveu-se a reforma política. Os núcleos do MDB, transformado em PMDB, e Arena, com o nome de PDS, foram mantidos. Mas a mudança que mais agitou os meios políticos foi a criação de um novo partido o PP, com Tancredo Neves à frente - o que esvaziava o PMDB e apresentava uma saída possível para o regime. Ele deveria abrigar a provável candidatura Petrônio Portella, alternativa civil do regime.
             
 

HISTÓRIA E LUTAS DO MDB

HÁ mais de 30 anos que a bandeira do MDB já era erguida pelo povo era só considerados um movimento. O MDB criado como partido em 1966, mas com a ditadura ele só ficou como um movimento. O MDB foi o partido de oposição ao governo dentro do sistema bipartidarismo. Em 1968 o congresso nacional e fechado pela ditadura militar. Mas o MDB não para de lutar para que tenha uma democracia, direito à liberdade. O objetivo de seus lideres era restaurar e normalizar a democracia do Brasil.
Teve ate uma anti-candidatura de Ulysses G. para a presidência da republica tendo como companheiro de chapa Barbosa Lima Sobrinho. a partir daí o MDB começa a pedir uma convocação da constituição. Mas cada vês mais o cerco da ditadura ia fechando para que eles não perdesse mais o poder apos o golpe militar eles começaram a exilar as pessoa para que parassem com os protesto.
Em 1965 existia dois partido o (MDB e o ARENA).Mas só que não adiantou por que eles só voltaram com mais força. Em 1979 a lei da anistia é aprovada, os presos políticos são liberados, os anistiados voltam para o pais. Mas a ditadura reage e divide as oposições é determinado o fim dos dois únicos partidos existente. Mas o MDB acrescenta um .P. ao seu glorioso nome. E assim nasce o PMDB.
Como partido PMDB teve a sua reunião em 6 de dezembro de 1980 para aprovação de um novo estatuto, eleição de novo diretório nacional e conseqüentemente, nova comissão executiva.
O partido MDB só vai se transformar em partido político, em 1967. E em 1973 é Resolve Indicar como candidatos para a  Presidente da República.
1982 o PMDB mobilizou a população e elegerão grande números de governadores. Mas faltava votar ao presidente. Então em 1984o partida junto com aliados entra em sena e grita “Brasil, sil, sil... queremos eleger o presidente do pais”(pmdb). E inicia a luta pelas diretas já.
A campanha das DIRETAS JÁ. trouxe ao nosso país clima das grandes concentrações públicas.
Em novembro de 1983, liderado pelo Presidente do PMDB, Deputado Ulysses Guimarães, inicia-se o movimento das DIRETAS. Em 26 de novembro, o então Senador Franco Montoro, elabora um manifesto pró-diretas, que foi assinado em ato solene pela maioria dos Governadores. Em 27 de novembro o PMDB, PT e PDT iniciavam os atos públicos reunindo as bandeiras das Diretas Já.. Nesta data, morre o Menestrel das Alagoas, o nosso saudoso Teotônio Vilela. Em início de 1984 cresce a campanha. As praças públicas são tomadas por imensas concentrações humanas.
O Deputado do PMDB-MT Dante de Oliveira apresenta emenda:
O Presidente e Vice-presidente da República serão eleitos, simultaneamente, entre brasileiros maiores de 30 anos e no exercício dos direitos políticos por sufrágio universal e voto direto e secreto, por um período de 5 anos..
O povo foi às ruas pela aprovação da emenda. Havia no país uma sede pelo voto direto. A oportunidade do povo brasileiro escolher seu Presidente.
Em 12 de janeiro de 1984, em Curitiba, acontece o primeiro grande comício da campanha, organizado pelo PMDB, e pelo governo do Estado. Ulysses pronunciou o que foi dito em muitos outros comícios: .temos que acabar com essa Bastilha nojenta e repugnante que é o CE, para libertar do calabouço o voto direto.. Logo em seguida o comício na Praça da Sé, que reuniu de 200 a 300 mil pessoas, quando o presidente Ulysses decretou de vez: .queda da Bastilha.A caravana das .Diretas Já. percorreu todo o país e mobilizou milhões de pessoas em todo o Território Nacional. O governo apresenta a sua proposta - Diretas para 1988. Após três sessões, duas de discussão e uma de votação a Câmara dos Deputados rejeitava a emenda Dante de Oliveira. Assim, um Colégio Eleitoral composto por 686 pessoas escolheria em 15 de
janeiro de 1985 o novo Presidente da República. Em 12 de agosto acontece a Convenção do PMDB que tornou Tancredo Neves candidato do PMDB ao Colégio Eleitoral. O PMDB compõe-se com dissidentes do PDS e lança a Aliança Democrática, abrigando o Senador José Sarney.
Em 15 de janeiro de 1985 a Aliança Democrática vence no Colégio Eleitoral, elegendo para Presidente e Vice-presidente da República TANCREDO NEVES e JOSÉ [1]SARNEY, respectivamente.”
         1985 se consegue a eleições e Tancredo Neves é eleito o presidente do nosso país. Mas dias depois de sua eleições Tancredo adoece e vem a falecer. Sendo assim, o vice recebe o cargo. Sobre a doenças, para não correr o risco de o regime militar tomar o poder posteriormente foi escondido que sua doença uma decisão do próprio Tancredo. Essas informações só forram reveladas esse ano. Um homem que deu a vida por sua pátria, pelo seu pais. Mas a vida continuou e José Sarney conduziu o pais.      
1986 o PMDB lança plano cruzado, um programa que controlou a inflação. Mais tarde com a grande ação dos sabotadores e sonegadores da economia veio o retrocesso perante a plano cruzado. Também neste ano o PMDB teve uma esmagadora vitória, elegendo de todo Brasil uma bancada expressiva de deputados.
1988  - Ulysses, é eleito como o presidente da Assembléia Nacional Constituinte, promulga a nova Constituição..- “Declaro promulgada, o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da Justiça Social do Brasil. Que Deus
nos ajude, que isto se cumpra.”[2] A Constituição trouxe muitos avanços para o povo brasileiro, como: “- Defesa da soberania e do patrimônio público nacional; - fortalecimento do mercado interno e de empresa nacional; - Aumento dos direitos e deveres individuais e coletivos; - redução de 48 horas para 44 horas de trabalho semanais; - aumentos dos direitos sociais; - controle dos gastos do governo; - Sindicatos livres; - Liberdade total de imprensa; - direito de greve; - eleição direta para Presidente da República; - proteção ao meio ambiente; - direito assegurado à proteção da família, da criança, do adolescente e do idoso.”[3] 
1989 se destaca a trágica morte de Dr. Ulysses considerado como o pai do PMDB, vítima de um trágico acidente aéreo.          
            1993-> O Deputado Luiz Henrique (SC) assume a presidência do Partido.
 1994 -> O PMDB escolhe Orestes Quércia como o candidato à Presidência da República. Mas Fernando Henrique Cardoso, do PSDB,
é eleito o presidente do Brasil.
2002 - O PMDB decide em não apresentar candidato à Presidência da República para a eleição de 06 de outubro. No 1º turno o PMDB apóia o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno uma parte do partido apoiou o candidato da oposição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que venceu a eleição.
 
















  




ANEXOS


QUADRO II – SENADO FEDERAL

Número e Percentual de Senadores Eleitos pelo  Partido

1982
1986
1990
1994
1998
2002
1998-2002
N
%
N
%
N

N
%
N
%
N
%
N
%
PMDB
9
36
38
77,6
8
25,8
14
25,9
12
44,4
9
1637
21
25,9

QUADRO I – CÂMARA DOS DEPUTADOS
Ano
Porcentagem de cadeiras na câmera
1982

PMDB (41,8%)
1986
PMDB (53,4%)
1990

PMDB (21,5%)
1994
PMDB (20,9%)
1998
PMDB (16,2%)
2002
PMDB (14,4%)
Fonte: adaptado a partir dos dados obtidos em Nicolau, Dados Eleitorais (1982-2002), www.IUPERJ.com.br.


 





 



INTRODUÇÃO

Apresentaremos o PMDB que nasceu de movimento democrático brasileiro (MDB). Um movimento com uma rica história, principalmente com a ditadura militar. Um movimento que teve voz decisiva, para que possamos hoje saborear a atual democracia .
Claro que a nossa democracia ainda é fraca, mais mesmo assim vale muito mais que a ditadura militar. A pessoas que passaram por cima da doença, na luta contra a ditadura militar. Pessoas que se doaram para que nós obtivemos uma vida mais livre mais tranqüila.
Claro que não foi o único movimento que lutou pela liberdade e pela democracia. Mais o que mais se destacou. E sua luta foi levado a sério tanto que virou um partido. Um partido que atualmente se coloca ao lado do governo.A democracia faz parte do nosso pais.
Se bem que a nossa democracia atual é ainda nova mais mesmo assim está em certos pontos melhor que em vários paises.  Enfim o Pmdb foi e é um grande partido para o nosso país.  

























REFERÊNCIA:

Disponível em <www.pmdb.org.br/texto.asp> acessado em 15 março  2005
Disponível em < www.pmdb .com.br > acessado em 20 março   2005
Disponível em <www.iuperj.com.br> acessado em 25 março  2005
























VITOR SCHLICKMANN












PMDB


Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Sociologia II do Curso de Filosofia , do Centro Universitário de Brusque- Unifebe.  

Orientador : Carlos Eduardo Sell







BRUSQUE
2005


[1] www.pmdb.com.br
[2] idem1
[3] item1
te� 2= t ȧ: �)� p class=MsoFootnoteText>[16] Idem, p.325

[17] mostra mútua dependência
[18] enigma
[19] Idem. p. 326
[20] Idem, p. 330
[21] Idem, p. 330
[22] Idem, p. 331

[23] Idem, p. 332

Nenhum comentário: