sábado, 15 de junho de 2013

 VITOR SCHLICKMANN













O QUE É UM FATO SOCIAL?

Trabalho a ser apresentando à disciplina de sociologia do Curso de Filosofia,  de Centro Universitário de Busque, solicitado pelo professor Carlos Eduardo Sell. 






BRUSQUE
          2004

INTRODUÇÃO
           
            O que seria um fato social afinal? O que poderemos considerar como fato social? Essas e outras questões serão debatidas no decorrer do texto. Fato social não vem a estar somente no individual e sim algo que de alguma forma esta relacionada com alguém mais, a uma sociedade ou  até somente com o seu visinho. Veremos que a sociedade de Durkheim é mais uma sociedade da ordem.





















O QUE É FATO SOCIAL

Fato social é empregado a quase todos os fenômenos que ocorrem no interior da sociedade, porém nem todo acontecimento humano pode ser chamado de fato social, senão a sociologia não teria o menor entere-se ou até mesmo não existiria. Como comer, beber, dormir que são algo do individual, mais claro a sociedade tem interesse nestes atos.
            O fato social se liga quando desempenha deveres que está definido fora de mim. Os nossos sentimentos também são fatos sociais pelo motivo, que não foi nós quem os criamos e sim uma sociedade, uma determinada cultura.
            Toda a nossa maneira de agir, pensar e sentir vem de fora, da sociedade.
            Nossa maneira de se vestir temos que obedecer a regras de cada região. Essas regras que são dotadas através da cultura deste lugar.
            A coesão da sociedade sobre o individuo são feito através de leis.
“A palavra não tem sentido definido senão sob a condição de desiguinar unicamente fenômenos que não se englobam em nenhum das categorias de fato já existentes constituídos e nomeados”.
            Tudo o que pensamos, agimos e sentimos em nós d3esde de criança, enchendo-nos de horários, normas, sermos obediente e respeitosos.
            A educação vem formar o ser social. A criança é moldada pela sociedade.
            O fato social recebe o reconhecimento pelo seu poder de coesão que exerce sobre os indivíduos ou até mesmo pela difusão dentro de um grupo.
            Quando queremos conhecer uma sociedade individualmente ou até podemos chamar esse determinado grupo de um pais. Vemos que é cheio de regras ao qual podemos ter o conhecimento através do direito público. A estrutura política é medida através dos hábitos de convivência entre este determinado grupo.           
            Como é visto durante toda a nossa vida sofremos um processo de socialização. E com isso não temos a liberdade. A nossa liberdade é comprir com direitos e deveres já imposto em nós desde o momento, do nosso nascimento. Indo  neste rumo podemos questionar que de sertã forma “o que é liberdade” está determinado pela sociedade, isso claro se ela existir.
            Vê-se que o fato social vem do exterior, a sociedade nos pões, portanto não é livre e sim obrigatório. Também vem de um geral, ao qual pertence a um grupo de indivíduos. E o fato social é coercitivo, algo obrigatória a sociedade determina.

            Mais fica em aberto o motivo pelo qual comer, beber e dormir não são social. Já que todos os três a sociedade tem grande interesse. Tanto é que a sociedade a cada dia trás novidades perante o cardápio. Querendo ou não a alimentação de cada lugar é fortemente distinta, variando de acordo com cada cultura.   

Nenhum comentário: