quinta-feira, 13 de junho de 2013

1)Como é possível a matemática pura?Þ matemática pura, como conhecimento sintético a priori, é somente possível na medida em que se referem apenas aos objetos dos sentidos, cuja intuição empírica serve de fundamento a priori a uma intuição pura, e pode servir de fundamento por ser apenas a simples forma da sensibilidade que antecede a aparição sendo objetos, tornando-a antes de mais nada, possível de fato. A matemática tem realmente como fundamento intuição puras, que tornam possíveis suas proposições sintéticas e apodidicamente validas.
2)Pq as fontes da metafísica ñ provem da experiência? Þ pq os seus objetos ñ são passíveis de experiência. Pois o conhecimento deve ser metafísico e ñ físico, deve estar além da experiência. Ele é portanto um conhecimento a priori, de entendimento puro ou de razão considerada a priori.
3)Qual a distinção entre juíza sintéticos e juízos analíticos? Þos juízos analíticos são aqueles que não acrescentam nada ao conhecimento. São simplesmente explicativos, apenas analisam. Ex. todos os corpos são extensos.(apenas disse aquilo em nada o meu conhecimento, apenas disse aquilo estava pensando no sujeito). Já os juízos sintéticos são aqueles que acrescentam algo no meu conhecimento. Ex. a blusa é cinza!ou o sol está quente!
4)Porque não podemos representar intuitivamente a eternidade? Þ pq eternidade é a inexistência de tempo e a intuição é necessariamente espaço e tempo. Pois eu ñ posso representar nada fora da categoria espaço e tempo.
5)Pq é preciso estabelecer uma “critica da razão pura”? Þ pq assim estamos aptos a termos uma visão do toso que iremos examinar peça por peça, os pontos principais que importam nesta ciência e podem assim apresentar melhor alguns detalhes daquilo que estamos investigando.
Pq ou como  o conhecimento segundo Kant, não provém apenas da experiência, a razão pura não pode ser uma espécie de folha em branco onde os costumes são impressos através dos sentidos e da experiência.

6)Dado que segundo Hume “a única utilidade imediata de todas as ciências é ensinar-nos a maneira de controlar e regular os acontecimentos futuros por meio de suas causas,” que tipo de problema se apresenta a essa atividade com o problema levantado por Hume da idéia de conexão necessária? Þo problema apresentado é o da causalidade de tanto observarmos essa repetição de eventos,(do ato de uma bola empurrar a outra), cria em nós esse hábito de achar que existe ema conexão entre elas, mas não há. O que observarmos na verdade é evento após eventos                     

Nenhum comentário: