1)Como é possível a matemática pura?Þ
matemática pura, como conhecimento sintético a priori, é somente possível na
medida em que se referem apenas aos objetos dos sentidos, cuja intuição
empírica serve de fundamento a priori a uma intuição pura, e pode servir de
fundamento por ser apenas a simples forma da sensibilidade que antecede a
aparição sendo objetos, tornando-a antes de mais nada, possível de fato. A
matemática tem realmente como fundamento intuição puras, que tornam possíveis
suas proposições sintéticas e apodidicamente validas.
2)Pq as fontes da metafísica ñ provem da experiência? Þ pq
os seus objetos ñ são passíveis de experiência. Pois o conhecimento deve ser
metafísico e ñ físico, deve estar além da experiência. Ele é portanto um
conhecimento a priori, de entendimento puro ou de razão considerada a priori.
3)Qual
a distinção entre juíza sintéticos e juízos analíticos? Þos juízos analíticos são aqueles que não
acrescentam nada ao conhecimento. São simplesmente explicativos, apenas
analisam. Ex. todos os corpos são extensos.(apenas disse aquilo em nada o meu
conhecimento, apenas disse aquilo estava pensando no sujeito). Já os juízos
sintéticos são aqueles que acrescentam algo no meu conhecimento. Ex. a blusa é
cinza!ou o sol está quente!
4)Porque
não podemos representar intuitivamente a eternidade? Þ pq eternidade é a inexistência de tempo e a
intuição é necessariamente espaço e tempo. Pois eu ñ posso representar nada
fora da categoria espaço e tempo.
5)Pq
é preciso estabelecer uma “critica da razão pura”? Þ pq assim estamos aptos a termos uma visão do
toso que iremos examinar peça por peça, os pontos principais que importam nesta
ciência e podem assim apresentar melhor alguns detalhes daquilo que estamos
investigando.
Pq
ou como o conhecimento segundo Kant, não
provém apenas da experiência, a razão pura não pode ser uma espécie de folha em
branco onde os costumes são impressos através dos sentidos e da experiência.
6)Dado
que segundo Hume “a única utilidade imediata de todas as ciências é ensinar-nos
a maneira de controlar e regular os acontecimentos futuros por meio de suas
causas,” que tipo de problema se apresenta a essa atividade com o problema
levantado por Hume da idéia de conexão necessária? Þo problema apresentado é o da causalidade de
tanto observarmos essa repetição de eventos,(do ato de uma bola empurrar a
outra), cria em nós esse hábito de achar que existe ema conexão entre elas, mas
não há. O que observarmos na verdade é evento após eventos
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