Problema de
Gettier
Para
ser conhecimento preciso falar de algo que seja verdadeiro, podendo ser
justificado. Essa justificativa é dada por um processo racional. deste modo
Platão definia conhecimento como crença verdadeira e justificada; Gettier vem
mostrar que tal teoria tem problema.
A
problemática é em ter certeza de que uma crença verdadeira e justificada é
conhecimento. Platão supõe a existência do conhecimento e coloca a dialética
como meio para chegar a tal; pela dialética chegaríamos à essência que estria
no mundo das idéias.
Poderíamos
concordar que as crianças e os animais têm conhecimento?
A
realidade é que eles sabem tal coisa, isso nós podemos afirmar; podemos ainda
chamar a atenção para diferentes conotações de saber (noções de conhecimento):
·
O cachorro conhece, sabe quem é o seu dono. Aqui
conhecer é sinônimo de não estranhar, ter familiaridade;
·
Pelé sabe jogar futebol; conhecer como posse de
habilidade. Este é um saber que conforme o contexto tem uma graduação. Assim, o
João se comparado com seus colegas de classe, pode ser considerado que sabe,
mas quando comparado a seleção, não necessariamente deve ser considerado
possuidor de saber (ter habilidade);
·
Saber que alguém sabe, é agora no sentido de conhecer
as proposições: por exemplo, eu sei que Pelé sabe jogar futebol. Este
conhecimento é típico em escolas e que de algum modo é possível transmiti-lo. A
pessoa pode dizer que sabe algo quando a idéia é verdadeira (ter uma crença
verdadeira e justificada). O que é falso nós automaticamente descartamos (o que
não é uma crença verdadeira e justificada).
Quais seriam os passos para o conhecimento?
Primeiramente tem-se uma crença (acreditar,
ter uma idéia na mente); de inicio não
precisa ter base racional, pode ser
algo motivado psicologicamente.essa crença precisaria ser verdade (relação
entre o que eu falo e o mundo) e também, justificada; lembramos que se têm
graus de justificação, quanto mais embasada maior é o grau.
Teorias
da justificação:
·
Internalismo: evidência como algo interno. É eu pegar
as informações que tenho e construir minha justificação. O conhecimento como
fruto da razão.
·
Externalismo: faz a ligação entre justificação e
verdade. O ponto de apoio são os fatos, não se importando muito com uma
reflexão. Esta teoria tem seu desenvolvimento depois da apresentação do
problema de Gettier.
Não
é possível controlar a verdade, não controlamos nossas crenças. Mas sim se tem
controle sobre a razão e assim pode-se chegar à verdade.
Gettier
coloca que ser uma crença verdadeira e justificada não é o bastante para
considerar conhecimento. Ele descreve exemplos que mostram a falibilidade da
idéia que uma crença verdadeira e justificada é conhecimento. Ao partir mesmo
de uma falsidade acaba-se por chegar a uma verdade: A tem um vizinho V que tem
um ford e mostra todas as justificações para . Assim, A forma a crença de que B
tem um ford (crença verdadeira e justificada). A partir da afirmação B tem um
ford (B) poderíamos acrescentar uma disjunção e formatar B v Brown está em
Barcelona (W). Logo, Brown está em Barcelona é uma crença verdadeira e
justificada. Mas se o carro de B for roubado e o vizinho A não souber,
continuará este a ter uma crença verdadeira e justificada, mas que é falsa e
mesmo assim acertar que Brown está em Barcelona. Assim se B v W tem a primeira
parte falsa, então a fórmula deveria ser falsa (~(BvW)). Mas como Brown pode
estar em Barcelona, a disjunção é verdadeira.
Outro
exemplo seria a idéia de que A acredita justificadamente que B será indicado
para ter um emprego (I) e também que B
tem dez moedas no bolso (M), temos então I
M como crença verdadeira e justificada para x (Ix
Mx). Assim traduz-se que existe alguém que foi indicado e tem dez moedas
no bolso.
Gettier
nos chama a atenção para um falibilismo (podemos nos enganar, não podemos ter
total garantia de que realmente é conhecimento); a justificação é sujeita a
anulação. A idéia de ter um método seguro de conhecimento é descartada. Mas
Gettier não descarta por completo o método de verdade e justificação. Pois isto
é o método mais seguro e continua valendo em muitos casos do dia-dia. O
problema é que a justificação pode ser falível, não é totalmente seguro para
nos dar a verdade. Mas a busca de evidência pelo uso da razão é o método mais
aceitável. Embora não muito considerada, uma teoria para enfrentar o problema
de Gettier seria a condição aonde, para se chegar ao conhecimento, a crença não
deve depender de falsidade além de ser crença verdadeira e justificada.
Trabalho de
Teoria de conhecimento
Trabalho de graduação apresentado à
disciplina de Teoria do Conhecimento do curso de filosofia do centro
universitário de Brusque- Unifebe.
Orientador: Emersom
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