domingo, 16 de junho de 2013

Problema de Gettier
            Para ser conhecimento preciso falar de algo que seja verdadeiro, podendo ser justificado. Essa justificativa é dada por um processo racional. deste modo Platão definia conhecimento como crença verdadeira e justificada; Gettier vem mostrar que tal teoria tem problema.
            A problemática é em ter certeza de que uma crença verdadeira e justificada é conhecimento. Platão supõe a existência do conhecimento e coloca a dialética como meio para chegar a tal; pela dialética chegaríamos à essência que estria no mundo das idéias.
            Poderíamos concordar que as crianças e os animais têm conhecimento?
            A realidade é que eles sabem tal coisa, isso nós podemos afirmar; podemos ainda chamar a atenção para diferentes conotações de saber (noções de conhecimento):
·        O cachorro conhece, sabe quem é o seu dono. Aqui conhecer é sinônimo de não estranhar, ter familiaridade;
·        Pelé sabe jogar futebol; conhecer como posse de habilidade. Este é um saber que conforme o contexto tem uma graduação. Assim, o João se comparado com seus colegas de classe, pode ser considerado que sabe, mas quando comparado a seleção, não necessariamente deve ser considerado possuidor de saber (ter habilidade);
·        Saber que alguém sabe, é agora no sentido de conhecer as proposições: por exemplo, eu sei que Pelé sabe jogar futebol. Este conhecimento é típico em escolas e que de algum modo é possível transmiti-lo. A pessoa pode dizer que sabe algo quando a idéia é verdadeira (ter uma crença verdadeira e justificada). O que é falso nós automaticamente descartamos (o que não é uma crença verdadeira e justificada).
 Quais seriam os passos para o conhecimento?
 Primeiramente tem-se uma crença (acreditar, ter uma idéia na mente); de inicio não
precisa ter base racional, pode ser algo motivado psicologicamente.essa crença precisaria ser verdade (relação entre o que eu falo e o mundo) e também, justificada; lembramos que se têm graus de justificação, quanto mais embasada maior é o grau.
            Teorias da justificação:
·        Internalismo: evidência como algo interno. É eu pegar as informações que tenho e construir minha justificação. O conhecimento como fruto da razão.
·        Externalismo: faz a ligação entre justificação e verdade. O ponto de apoio são os fatos, não se importando muito com uma reflexão. Esta teoria tem seu desenvolvimento depois da apresentação do problema de Gettier.

            Não é possível controlar a verdade, não controlamos nossas crenças. Mas sim se tem controle sobre a razão e assim pode-se chegar à verdade.
            Gettier coloca que ser uma crença verdadeira e justificada não é o bastante para considerar conhecimento. Ele descreve exemplos que mostram a falibilidade da idéia que uma crença verdadeira e justificada é conhecimento. Ao partir mesmo de uma falsidade acaba-se por chegar a uma verdade: A tem um vizinho V que tem um ford e mostra todas as justificações para . Assim, A forma a crença de que B tem um ford (crença verdadeira e justificada). A partir da afirmação B tem um ford (B) poderíamos acrescentar uma disjunção e formatar B v Brown está em Barcelona (W). Logo, Brown está em Barcelona é uma crença verdadeira e justificada. Mas se o carro de B for roubado e o vizinho A não souber, continuará este a ter uma crença verdadeira e justificada, mas que é falsa e mesmo assim acertar que Brown está em Barcelona. Assim se B v W tem a primeira parte falsa, então a fórmula deveria ser falsa (~(BvW)). Mas como Brown pode estar em Barcelona, a disjunção é verdadeira.
            Outro exemplo seria a idéia de que A acredita justificadamente que B será indicado para ter um emprego (I) e também  que B tem dez moedas no bolso (M), temos então I  M como crença verdadeira e justificada para  x (Ix   Mx). Assim traduz-se que existe alguém que foi indicado e tem dez moedas no bolso.
            Gettier nos chama a atenção para um falibilismo (podemos nos enganar, não podemos ter total garantia de que realmente é conhecimento); a justificação é sujeita a anulação. A idéia de ter um método seguro de conhecimento é descartada. Mas Gettier não descarta por completo o método de verdade e justificação. Pois isto é o método mais seguro e continua valendo em muitos casos do dia-dia. O problema é que a justificação pode ser falível, não é totalmente seguro para nos dar a verdade. Mas a busca de evidência pelo uso da razão é o método mais aceitável. Embora não muito considerada, uma teoria para enfrentar o problema de Gettier seria a condição aonde, para se chegar ao conhecimento, a crença não deve depender de falsidade além de ser crença verdadeira e justificada.























Trabalho de Teoria de conhecimento

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Teoria do Conhecimento do curso de filosofia do centro universitário de Brusque- Unifebe.


Orientador: Emersom

Nenhum comentário: