domingo, 16 de junho de 2013

Breve bibliografia sobre levinas

"Emmanuel Levinas nasceu em Kaunas, na Lituânia, em 1906. Desde sua mais tenra idade a bíblia hebraica inspirou sua vida e seu pensar. A Revolução Russa de 1917 forçou sua migração para a Ucrânia e, mais tarde, fixou residênciana França, onde se naturalizou. Em Estrasburgo e Friburgo conheceu o pensamento ocidental e conviveu com grandes mestres da filosofia, entre os quais Husserl e Heidegger. sua tese de doutorado La théorie de l'intuition dans la Phénoménologie de Husserl foi ocasião para tornar-se um dos grandes fenomenólogos da França. Conheceu de perto, em Paris, J. P. Sartre, G. Marcel e os filósofos da revista Esprit.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Emmanuel Lévinas experimentou as durezas dos campos de concentração na Alemanha e na Bretanha. Lá conviveu de perto com as conseqüências de uma ontologia que coloca o eu imperialista na determinação de seu agir ético. Uma tal filosofia é capaz de gerar crueldades semelhantes a estas que dilaceram tudo o que poderia vislumbrar-se de humano.

De volta deste cativeiro dirigiu por dezoito anos a Escola Normal Israelita Oriental de Paris e, na época, deu conferências no Collège Philosofique, como colaborador de J. Wahl, seu amigo pessoal. Em 1971 recebeu o prêmio Albert Schweitzer. Seu pensamento filosófico, que antepõe a Ética à Ontologia, invade cada vez mais pensadores e estudiosos em todas as áre Levinas completou sua carrreira acadêmica como professor da Universidade de Sorbone. Na manhã de 25 de dezembro de 1995 veio a falecer em Paris, aos 89 anos de idade. O legado filosófico deixado vem despertando cada vez mais interesses no mundo inteiro.as de pesquisa." *

Nenhum comentário: