domingo, 16 de junho de 2013

CONDIÇÕES DE DEFINIÇÃO E CONDIÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO


Condições de definição há diferença em relação as condições de identificação? De acordo com o autor, a sim. Ele usa o exemplo da nota de um dólar. Abaixo relatado.
“Por analogia, considere a distinção que traçamos entre as condições que definem que algo e uma nota de um dólar e os critérios que usamos para identificar notas de um dólar. Identificamos as notas de sobretudo com base em sua aparência. Procuramos a efígie de George Washington, o número 1, as palavras “Federal Reserve  Note”, o selo da Secretaria do Tesouro, etc.”[1]
De acordo com o autor os conceitos para identificar são importantes mais não são suficientes. Havendo assim critérios a mais para identificar. Voltando ao exemplo de 1 dólar, ao achar um papel no chão ele pode ter as mesmas características superficiais, mais o papel é outro e nem perceberíamos, portanto estaríamos sendo enganados. Não passava de uma imitação barata.
“Para ser uma nota de um dólar o pedaço de papel tem de ter (a) ter uma origem adequada (ser emitido pelo governo federal), (b) funcionar de uma maneira determinada na economia ( ser usado para comprar e vender) e  (c) ser identificável pela maioria das pessoas que operam na economia.”[2]
Acima alguns critérios de definição. Voltando lá trás nas notas falsas de um dólar, digamos que as mesmas fossem fabricadas nas proximidades da casa da moeda norte americana. Tudo bem que essas notas são falsas pelo critério de tinta, do papel, entro outros detalhes. Mais é uma nota de um dólar pelos critérios de identificação mais sem valor, sabemos isso pelo o que constitui ela. Mais no caso de uma ataque terrorista a casa da moeda, acabando com tudo o que ali avia. Neste momento não há mais como se fabricar a moeda norte americana, sendo assim tem que recorrer a aquele falsificador.
Pois bem, antes não valia por uma série de definições que não se encaixava, mais agora passa a valer. Apesar de ela se identificar e definir como uma nota falsa mais agora tem valor. Se percebe que as condições de identificação e de definição são as mesmas  perante a nota. Como no caso de “ter uma origem adequada”, todas as duas condições aponta a mesma característica para que alguém chegue até aquela nota.      









































vitor schlickmann









 

 

 


 

CONDIÇÕES DE DEFINIÇÃO E CONDIÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Teoria do Conhecimento do curso de filosofia do centro universitário de Brusque- Unifebe.

Orientador: Emersom






                                                                   


 

BRUSQUE

2005



[1] MOSER P.K.,  MULDER D. H. , TROUT J. D.,  A teoria do conhecimento. 1ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 70
[2] idem 1

Nenhum comentário: