quinta-feira, 13 de junho de 2013

ILUMINISMO

VITOR SCHLICKMANN












Trabalho a ser apresentando à disciplina de história da Filosofia Moderna do Curso de Filosofia, de Centro Universitário de Busque, solicitado pelo professor Pe. Dr. Adilson Colombi.






BRUSQUE
2005
            O iluminismo trouxe transformações no modo de pensar e agir. Onde e quem contribuiu para essas transformações? Como? Visando a parte teológica, política, educação, antropologia e ciência.
            O iluminismo deu-se numa época de grande mudanças tecnológicas; como a maquina a vapor. Um período que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Surgiu no séc. XVIII na França como fruto do empirismo inglês e se desenvolveu mais nos países que apresentavam algumas características como: progresso na ciência, a crença na experiência e a contestação da autoridade (política e religiosa). O enfoque principal do iluminismo foi na França, mas teve destaque na Alemanha e Inglaterra, como também em outros países.
            Sua principal característica é a razão. Pela se acreditava que poderia explicar tudo. Essa razão é a luz por isso iluminismo. A razão é vista como  a chave do entendimento humano.
O iluminismo influenciou o positivismo ou seja, uma maneira de pensar a história, sociedade pela ciência, uma confiança enxaguada na razão humana, que seria a única e definitiva explicação para a realidade, tudo como autor referente Augusto Conte.
            Influenciou a teoria marxista que concebeu o pensamento iluminista como aquele que destinou a burguesia no seu entento de lutas contra o feudalismo,pois este, através do doutrina, limitando o pensando.
Influenciou na Revolução Francesa. Este sem dúvida é fruto do pensamento iluminista. A razão vai dando um caráter de liberdade, independência ao homem. Como esse novo senso de liberdade, esse novo homem tem de se livrar daquilo que o prende; a monarquia e a Igreja. “o homem jamais será livre enquanto o último rei não for enforcado com as tripas do último padre”. (pensador iluminista)
O homem não necessita mais da igreja para buscar a verdade pois pelo iluminação da razão traça um novo reino, o da ciência e o da técnica. Com isso vai se desembocar na Revolução Industrial. O homem iluminado pela razão rompe o primitivismo da técnicas de trabalho e cria o máquina. Causando uma grande transformação na sociedade.
O ser humano se basta e, portanto, é capaz de resolver os seus problemas. Ema como local ou origem na Inglaterra, França e Alemanha. Na Inglaterra vai influenciar o empirismo, obrigando a experiência. Na França, por méis de Diderot e D’alanbert o iluminismo chegou as camadas populares criando as enciclopédias. Era desejo que todos tomasse posse desses conhecimentos.
No Brasil influenciou a Inconfidência Mineira. A célebre frase que até hoje se encontra na bandeira de Minas Gerais ilustra esse pensamento; “  libertas que será támen” liberdade ainda que tardia recebeu influência principalmente do Marquês de Pombal nas universidades de  Coimbra  e do Porto.             

Política

Rousseau, coloca que o homem bom por natureza mais é a  sociedade que o corrompe. Ele na obra o “contrato social”  propõe que todos os homens fossem criados iguais e dotados de certos direitos inalienáveis.
Montesquieu, ressalta um sistema político de separação dos poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo); do governo e que tornaria obrigatória a apresentação de uma série de registros e de balanços para que uma ramificação não conquistasse muito poder e se tornasse tirana. 
Educação
Baumgartem, que foi o primeiro a utilizar o termo estética na filosofia, tendo referência nos seus estudos das artes plásticas, analisando o belo.
Cristian Wolff, que fez a divisão da filosofia;
Reid, que é o fundador da escola do senso comum;
Rousseau, com seu escrito em forma de um romance chamado “Émile” que foi um veículo para afirmar seus conceitos para um novo paradigma na Educação.
Ciência
Se esperava vencer através dela as deficiências do homem até mesmo a morte. E passaram a trilhar esse caminho fortemente. Inúmeros filósofos voltam-se para a ciência. A ciência vem alimentar as industrias com tecnologias. E á uma valorização da esperiência.  
Isaac Newton com a mecânica e a física vem tentar explicar os movimentos e o funcionamento das coisas. Também tenta explicar espaço e tempo.
Teologia      
O iluminismo em geral é deísta, acredita na presença de Deus na natureza e no homem e pode se conhecer através da razão. É anticlerical, nega a presença da religião para se chegar a Deus. Prega a separação do estado da religião. Prega como o século das luzes já que a idade média foi tempo das trevas.
Através da razão poderia-se conhecer tudo portanto não precisa mais de Deus. Criticou fortemente as verdades dogmáticas que a igreja impôs. Algumas palavras, de alguns pensadores.  
Voltaire, como defensor das religiões naturais;
Isaac Newton, falando sobre a existência de Deus como a ordem do universo;
Reimarus, falando que os elementos sobrenaturais são invenções do evangelho, tendo Jesus como um reformador político.
Cristian Wolff que acreditava que Deus estava na natureza;
Lessing, dizendo que todos são chamados a viver o plano de Deus;

Antropologia
            Tinha se um otimismo utópico, acreditava que através do iluminismo toda dificuldade do homem poderia-se ser iluminado. 
Voltaire defendia a liberdade de expressão, sendo contra a pena de morte;
Rousseau apontou que o homem é bom por natureza e o mesmo é corrompido pela sociedade. Ele vê a liberdade não como uma licença para que os indivíduos façam o que quiserem, mas sim como uma oportunidade de fazer a coisa certa.

Nenhum comentário: