sábado, 15 de junho de 2013

Visão animistica e ntropomórfica -o homem tem seu ser no mundo, assim ele parte para conhecer o eu cerca o mundo. Uma realidade que sempre tem realidades desconhecida. O difícil é explicar tal realidade. A primeira realidade conhecida é a própria realidade da nossa consciência e os processos interiores da nossa atividade consciente. Há uma explicação antropomórfica tentativa de tornar inteligível o mundo e os fenômenos que se sucedem no mundo. Ate uma personificação do que o cerca. Surge não só da necessidade de explicação mas de um sentimento de comunhão. Mas primeiro não é suficiente para explicar o mundo mostrasse muito complexo. Do antropomorfismo  para a magia a medida que o homem pensa poder influir nos acontecimentos. Magia= tentativa de dominar o mundo com os mesmos meios que utiliza para o seu corpo. Nesse estagio há o exercício de uma faculdade intelectiva e abstrata, mas a serviço da fantasia e do sentimento.segundo Comte= explicação da realidade com referencias a agentes sobrenaturais( fetichismo. Politeísmo, monoteísmo). Dois tipos de mitos cosmológicos e religiosos. Religiosos exprime a experiência religiosa. O encontro com o outro que esta além do mundo. Cosmológico exprimem a experiência do homem com o mundo ( trata de uma experiência e não um  raciocínio) é experiência num sentido existencial , integrando o sujeito no todo da vida.

Visão natural e racional- predominação da faculdade intelectual graças a arte, fatores sociais, econômicos. Nesse emaranhado de fatores, os mais importante é aa observação e a reflexão subjetiva. Para diferenciar os fenômenos. Conseqüentemente terá maior poder de ação. As coisas (leis) vão se tornando racionais e inelegíveis. A razão é o único meio para chegar a verdade. Pensamento desenvolvido por Parmênides. Mas iniciado pelos jônicos. Explicação racional- surge com a necessidade de explicar um principio e causa intrínsecos. A natureza é descritiva por algo intrínseco mas mesmo que a primeira vista seja algo exterior. Aristóteles foi de grande importância por ter ajudados os eleáticos através das noções de atos e potencias. Através dos sentidos dos sentidos o sujeito define as matérias e a forma. A complementaridade e não oposição entre ser e parecer, pensar e sentir torna possível a ciência da natureza e do homem e a sabedoria. Para a visão natural e racional o maior legado do pensamento bíblico cristão primeiro foi a transcendência de Deus como rejeição do antropomorfismo( Deus é inefável, invisível). Segundo criação tem uma causa- cassação total e radical do mundo. Os seres naturais mostram-se classificados em ordem de perfeição ontológica, onde o homem ocupa o topo. O homem é levado como mediador, metro. O homem com sua inteligência é o todo. Ciência grega e medieval=> naturalística . a visão grega e cristã a afirmação da razão nãose transforma em um racionalismo rígido e absoluto.

Visão mecanicista e positivista- conseqüência do desenvolvimento da ciência. Passagem de um pensamento religioso para um laical. Para separa o que é e o que não é religioso. O prosseguimento passou a passagem da concepção mítica á natural ( a natureza como explicação exclusiva e adequada). A exclusão da hipótese de Deus foi quase que total( só menos da religião). Substitui-se o sistema geocêntrico pelo heliocêntrico e depois. Admiti-se um universo infinito e aberto. Assim admite-se a grandiosidade do universo ( cosmo comum valor independente do homem). Redução do mundo material a pura quantidade e movimento local. Caráter matemático= física puramente quantitativa e matemática. Método adequado para chegar ao conhecimento. Redução da natureza a elementos matemáticos e mecânicos. Em que o cientista não se contenta em observar, mas sim quer que a natureza responda as sua perguntas. Fonte relação causa e efeito a natureza necessita para existir de um determinismo. A ciência conseguiria dar explicação para tudo. Aceitação de um dualismo= mente( espírito) –sujeito pensante. Corpo (matéria) – elementos quantitativos e de movimento. O homem é reduzido a um objeto( faz parte do mundo, é estudado como uma coisa). As ciências positivas são muitos fieis aos dados. Nesse período houve um grande progresso na ciência. Mas que em parte foi ilegítima e ilusória      
   

 Aristóteles; ao comandar suas idéias de natureza lê trz pressente o termo dos jônicos “physis” no sentido de natureza. Tem por natureza o conceito de gênese, das coisas criadas, inicio, principio de vida. Traz consigo o sentido de essência das coisas, do movimento. Como gênese essência não podemos então segundo Aristóteles referir  o termo natureza(physis). Também  como a causa primeiras das coisas com movimento. Ainda como conceito de natureza(physis) trás nela ainda a potencialidade, movimento- levando assim para seu conceito de ato e potencia. No contexto de sua definição ele ainda faz relação com Empédocles que ale de ter consonância com as idéias de Aristóteles completa dizendo que “natureza é um nome dado pelo homem.”diante das exposições das idéias dele vamos também em contexto com seu pensamento metafísico, ou seja, das coisas como possuidoras de substancia e acidente de ato e potencia. Pode se ver sua idéia de que as coisas são compostas. Com a sua definição de natureza pode se entender seu principio de explicar o universo, os elementos, o devir, o movimento. A exposição das idéias da natureza vem dar vem dar de base para seu pensamento de natureza como principio, essência e movimento.

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