Visão animistica e ntropomórfica -o homem tem seu ser no
mundo, assim ele parte para conhecer o eu cerca o mundo. Uma realidade que
sempre tem realidades desconhecida. O difícil é explicar tal realidade. A
primeira realidade conhecida é a própria realidade da nossa consciência e os
processos interiores da nossa atividade consciente. Há uma explicação
antropomórfica tentativa de tornar inteligível o mundo e os fenômenos que se
sucedem no mundo. Ate uma personificação do que o cerca. Surge não só da
necessidade de explicação mas de um sentimento de comunhão. Mas primeiro não é
suficiente para explicar o mundo mostrasse muito complexo. Do
antropomorfismo para a magia a medida
que o homem pensa poder influir nos acontecimentos. Magia= tentativa de dominar
o mundo com os mesmos meios que utiliza para o seu corpo. Nesse estagio há o
exercício de uma faculdade intelectiva e abstrata, mas a serviço da fantasia e
do sentimento.segundo Comte= explicação da realidade com referencias a agentes
sobrenaturais( fetichismo. Politeísmo, monoteísmo). Dois tipos de mitos
cosmológicos e religiosos. Religiosos exprime a experiência religiosa. O
encontro com o outro que esta além do mundo. Cosmológico exprimem a experiência
do homem com o mundo ( trata de uma experiência e não um raciocínio) é experiência num sentido
existencial , integrando o sujeito no todo da vida.
Visão natural e racional- predominação da faculdade
intelectual graças a arte, fatores sociais, econômicos. Nesse emaranhado de
fatores, os mais importante é aa observação e a reflexão subjetiva. Para
diferenciar os fenômenos. Conseqüentemente terá maior poder de ação. As coisas
(leis) vão se tornando racionais e inelegíveis. A razão é o único meio para
chegar a verdade. Pensamento desenvolvido por Parmênides. Mas iniciado pelos
jônicos. Explicação racional- surge com a necessidade de explicar um principio
e causa intrínsecos. A natureza é descritiva por algo intrínseco mas mesmo que
a primeira vista seja algo exterior. Aristóteles foi de grande importância por
ter ajudados os eleáticos através das noções de atos e potencias. Através dos
sentidos dos sentidos o sujeito define as matérias e a forma. A
complementaridade e não oposição entre ser e parecer, pensar e sentir torna
possível a ciência da natureza e do homem e a sabedoria. Para a visão natural e
racional o maior legado do pensamento bíblico cristão primeiro foi a
transcendência de Deus como rejeição do antropomorfismo( Deus é inefável,
invisível). Segundo criação tem uma causa- cassação total e radical do mundo.
Os seres naturais mostram-se classificados em ordem de perfeição ontológica,
onde o homem ocupa o topo. O homem é levado como mediador, metro. O homem com
sua inteligência é o todo. Ciência grega e medieval=> naturalística . a
visão grega e cristã a afirmação da razão nãose transforma em um racionalismo
rígido e absoluto.
Visão mecanicista e positivista- conseqüência do
desenvolvimento da ciência. Passagem de um pensamento religioso para um laical.
Para separa o que é e o que não é religioso. O prosseguimento passou a passagem
da concepção mítica á natural ( a natureza como explicação exclusiva e
adequada). A exclusão da hipótese de Deus foi quase que total( só menos da
religião). Substitui-se o sistema geocêntrico pelo heliocêntrico e depois.
Admiti-se um universo infinito e aberto. Assim admite-se a grandiosidade do
universo ( cosmo comum valor independente do homem). Redução do mundo material
a pura quantidade e movimento local. Caráter matemático= física puramente
quantitativa e matemática. Método adequado para chegar ao conhecimento. Redução
da natureza a elementos matemáticos e mecânicos. Em que o cientista não se
contenta em observar, mas sim quer que a natureza responda as sua perguntas.
Fonte relação causa e efeito a natureza necessita para existir de um
determinismo. A ciência conseguiria dar explicação para tudo. Aceitação de um
dualismo= mente( espírito) –sujeito pensante. Corpo (matéria) – elementos
quantitativos e de movimento. O homem é reduzido a um objeto( faz parte do
mundo, é estudado como uma coisa). As ciências positivas são muitos fieis aos
dados. Nesse período houve um grande progresso na ciência. Mas que em parte foi
ilegítima e ilusória
Aristóteles; ao
comandar suas idéias de natureza lê trz pressente o termo dos jônicos “physis”
no sentido de natureza. Tem por natureza o conceito de gênese, das coisas
criadas, inicio, principio de vida. Traz consigo o sentido de essência das
coisas, do movimento. Como gênese essência não podemos então segundo
Aristóteles referir o termo natureza(physis).
Também como a causa primeiras das coisas
com movimento. Ainda como conceito de natureza(physis) trás nela ainda a
potencialidade, movimento- levando assim para seu conceito de ato e potencia.
No contexto de sua definição ele ainda faz relação com Empédocles que ale de
ter consonância com as idéias de Aristóteles completa dizendo que “natureza é
um nome dado pelo homem.”diante das exposições das idéias dele vamos também em
contexto com seu pensamento metafísico, ou seja, das coisas como possuidoras de
substancia e acidente de ato e potencia. Pode se ver sua idéia de que as coisas
são compostas. Com a sua definição de natureza pode se entender seu principio
de explicar o universo, os elementos, o devir, o movimento. A exposição das
idéias da natureza vem dar vem dar de base para seu pensamento de natureza como
principio, essência e movimento.
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