quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Mestre da sensibilidade.

Ele tinha todos os motivos para ter depressão durante sua trajetória de vida, mas não a adquiriu; pelo contrario, pelo contrário era tranqüilo, lúcido e sereno. Todavia, no Getsêmani, expressou que sua alma estava profundamente triste.(9)

Ele usou cada segundo do seu tempo, cada pensamento da sua mente e cada gota do seu sangue para mudar o destino não apenas do povo judeu, mas também de toda a humanidade. Ninguém foi como ele.(12)

Fez milagres espantosos, aliviou a dor de todas as pessoas que o procuraram ou que cruzaram o se caminho, mas quando precisou aliviar a sua própria dor, agiu com naturalidade, esquivou-se de usar o seu poder.(12)

O mestre da vida afirmou categoricamente: “eu vim para esta hora”. Seu objetivo fundamental seria cumprido nos últimos momentos de sua história. Portanto, se quisermos conhece-lo profundamente, precisamos emergir no conteúdo dos pensamentos que ele expressou antes de ser preso, julgado e sofrer a morte clínica. Eles revelam seus mais complexos e importantes segredos. (12)

Cristo vem da palavra grega “nashiah” (messias), que significa o “ungido”. Jesus vem da forma grega e latina do hebraico “Jeshua”, que significa “o Senhor é a salvação”. (14)

É fácil reagirmos e pensarmos com lucidez quando o sucesso bate à nossa porta, mas é difícil conservarmos a serenidade quando as perdas e as dores da existência nos invadem.muitos revelam irritabilidade, intolerância e medo nessas situações. Se quisermos observar a inteligência e maturidade de alguém , não devemos analisa-la nas primaveras de sua vida, mas no momento em que atravessa os invernos de sua existência.(17)

Houve um homem que não se abala quando contrariado. Jesus não se perturbava quando seus seguidores não correspondiam às suas expectativas. Deferente de muitos pais e educadores, ele usava cada erro e dificuldade dos seus íntimos não para acusa-los e diminuí-los, mas para que revisassem suas próprias história. O mestre da escola da vida estava preocupado em corrigir os comportamentos, estimulá-los a pensar e a expandir a compreensão dos horizontes da vida.(17-18)

Era amigo íntimo da paciência. Sabia criar uma atmosfera agradável e tranqüila, mesmo quando o ambiente à sua volta era turbulento. Por isso dizia: “aprendei de mim, pois sou manso e humilde...”. (18)

Apesar de ser ele quem devesses ser confortado pelos seus discípulos, ainda conseguia reunir forças para animá-los momentos antes de sua partida, dizendo: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo”.(18)

Muitos psiquiatras e psicólogos possuem lucidez e coerência quando discorrem sobre os conflitos dos seus pacientes, mas quando tratam dos seus próprios conflitos, perdas e fracassos, não poucos têm sua estrutura emocional abalada e fecham as janelas da sua inteligência. (18)

O mestre da escola e da vida sabia das limitações humanas. Tinha consciência de que facilmente erramos e de que facilmente punimos a nós mesmos ou aos outros. Entretanto, queria de todo modo aliviar o sentimento de culpa que esmaga a emoção e criar um clima tranqüilo e solidário entre os seus discípulos. Por isso, certo dia, ensinou-os a se interiorizarem e orarem, dizendo: “perdoai as nossas ofensas assim como temos perdoado aqueles que nos têm ofendido”.(19)

Na escola da vida o melhor aluno não é aquele que tem consciência do quando sabe, mas do quando não sabe. Não é aquele que proclama a sua força, mas o que educa a sua sensibilidade. (19)

Era um maestro da sensibilidade e um agradável contador de histórias. Sabia despertar a sede do saber das pessoas, vaciná-las contra a competição social. Além disso, era alegre, tranqüilo, brando, lúcido, coerente, estável, seguro, sociável e, acima de tudo, um poeta do amor um excelente investigador em sabedoria dos invernos vida. (20)

Cristo foi visto ao longo dos séculos como um sofredor que morreu na cruz. Tal conceito é pobre e superficial. Temos de analisa-lo na sua grandeza. Apenas no parágrafo anterior listei vinte características notáveis da sua inteligência. Quem na história expressou as características do mestre de Nazaré? Raramente alguém reúne meia dúzia dessas características em sua própria personalidade.(20)

Os jovens não se alegram por pertencerem a um espécie que possui o maior de todos os espetáculos naturais, o espetáculo da construção de pensamentos. Como é possível um ser humano, tanto um intelectual quanto alguém desprovido de qualquer cultura acadêmica, conseguir em milésimos de segundos acessar a memória e, em meio a bilhões de opções, resgatar as informações que constituirão as cadeias de pensamentos? Você não fica pasmado com a mente humana?(24)

[j] O homem moderno principalmente o jovem, não sabe lidar com suas limitações, não sabe o que fazer com suas dores e frustrações. Muitos querem que o mundo gravite em torno de si mesmos. Eles têm grande dificuldade de enxergar alço além das sua próprias necessidades. Neste ambiente, a alienação social, a busca do prazer imediato, a agressividade e dificuldade de se colocar no lugar do outro se cultivam amplamente. Diante dessas características, a educação não os alcança e, portanto, não rompe a rigidez intelectual em que eles se encontram. Somente ema revolução na educação pode reverter este quadro. (27)

A duas maneiras de fazer uma fogueira: com as sementes ou com um punhado de linha. Qual maneira você escolheria? Fazer fogueira com uma semente parece um absurdo, loucura. Todos, certamente, escolheríamos a lenha. Entretanto, o mestre de Nazaré pensava a longo prazo, por isso sempre escolhia as sementes. Ele as plantava, esperava que as árvores crescessem a lenha para a fogueira.
Se escolhesse a lenha, acenderia a fogueira apenas uma vez, mas como preferia as sementes, a fogueira que acendia nunca mais se apagava. Um dia ele comparou a si mesmo a um semeador que semeia no coração dos homens. Em semeados do amor, da paz da segurança, da liberdade, do prazer de viver, da dependência recíproca.
Quem não consegue enxergar o poder contido em uma semente nunca mudará o mundo que o envolve, nunca influenciará o ambiente social e profissional que o cerca.(31)

Gostamos de lavaredas instantâneas do fogo, das idéias-relâmpagos dos livros de auto-ajuda, mas não temos paciência e, às vezes, habilidade para semear. Um semeador nunca é um imediatista, presta mais atenção nas raízes do que nas folhagens. (32)

As sementes que ele plantava dentro dos galileus incultos que o seguiam um dia germinariam. Tinha esperança de que elas criariam raízes no cerne do espírito e da mente deles e mudariam para sempre sua histórias.
Essas sementes, uma vez desenvolvidas, tornariam aqueles homens capazes de mudar a face do mundo. É incrível, mas este fato ocorreu. Eles incendiaram o mundo. É incrível, mas, este fato ocorreu, eles incendiaram o mundo com os pensamentos e propósitos do carpinteiro da Galiléia. Que sabedoria se escondia no cerne inteligente de Cristo

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