terça-feira, 29 de março de 2011

Pastoral indigena em sc

É dever por parte da igreja de evangelizar os indígenas e é direito dos índios a ser evangelizados. “a nuestros indígenas habitualmente marginados de los bienes de La sociedade y em alguns casos no evangelizados, o evangelizados em forma insuficiente.”(CELAM, 268)
O documento 83 do CELAM coloca ainda mais; Que a igreja recebeu um mandato de evangelizar a todos os povos, do Senhor. “Mandato se extiende a toda creatura, a todos los pueblos, a todos los hombres hasta las confins Del mundo a toda La creaçión que esperala redanción de los hijos de Dios em Dolores de parto.” (CELAM, 269)
Todo os homens tem direito de ser evangelizado. “El dierecho de los indigens a ser evangelizadas.” (CELAM, 274) Voltando-se a realidade catarinense, se vê que muito pouco vem sendo realizado.
Mas antes, vamos conhecendo brevemente um pouco do passado dos nossos índios. Quando os brancos chegaram, trataram desavergonhosamente os índios como não gente. E dessa forma financiaram um verdadeiro genocídio.
A denominação “índio” que designa inúmeros povos de cultura própria. Só que em muitas escolas eram colocados como seres sem alma, primitivo cruel, irresponsável, preguiçoso e comedor de carne humana.
O índio em Santa Catarina tinha antes um espaço físico grande: encontrava na natureza sua força, sua vida, seu alimento. A terra era sua mãe, ela o possuía, e ele lhe era grato por isso.
Quando os imigrantes europeus passaram a ocupá-la, deixaram os índios com um espaço vital pequeno. E com a fome se defenderem dos que os impediam de viver.
Deus não criou o homem para ser branco e europeus, o Senhor nos fez diferenciado para sua própria glória. E a infeliz relação branco-indio, depõe contra o evangelho.

Nenhum comentário: